segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

COP15:Cimeira abre com filme sobre consequências catastróficas das alterações climáticas


COPENHAGA-A Cimeira de Copenhaga arrancou, esta manhã, com milhares de delegados de 192 países a assistirem à projecção de um filme acerca das consequências catastróficas do aquecimento no planeta. "O mundo está a depositar as suas esperanças em vocês", disse o Primeiro-ministro dinamarquês.
A Cimeira de Copenhaga arrancou, esta manhã, com milhares de delegados de 192 países a assistirem à projecção de um filme acerca das consequências catastróficas do aquecimento no planeta.
O filme começa com uma menina que dorme numa cama confortável ao lado do seu urso de peluche branco e acorda no meio de um deserto e sob sol forte, antes de ser apanhada por vagas descontroladas. Aparecem, de seguida, o antigo Arcebispo sul-africano Desmond Tutu e o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a apelar à obtenção de um acordo ambicioso no decorrer da cimeira que permita evitar aquelas perspectivas.
A conferência climática de Copenhaga será a “depositária das esperanças da Humanidade” durante as duas próximas semanas, declarou o Primeiro-ministro dinamarquês, Lars Loekke Rasmussen, na abertura dos trabalhos, perante 1200 delegados.
“As alterações climáticas não conhecem fronteiras. Nada discriminam. Afectam-nos a todos. E se hoje estamos aqui é porque estamos todos determinados em agir”, salientou.
“Este acordo que convidamos todos os dirigentes a assinar afectará todas as nossas sociedades em todos os seus aspectos”, notou. E, segundo Rasmussen, a missão "está ao nosso alcance". A cimeira tem como objectivo limitar a subida da temperatura média no planeta Terra, o que passa pela redução acentuada das emissões de gases com efeito de estufa.
Num artigo publicado no diário britânico "The Guardian, o Primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, elevou a fasquia das negociações sobre alterações climáticas, instando os líderes mundiais a aprovarem em Copenhaga um acordo que, em seis meses, se converta num tratado legalmente vinculativo.
A Cimeira decorre até dia 18, estando prevista a participação de vários chefes de Estado e de Governo
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.