PRAIA-A empresa cabo-verdiana Tecnicil Indústria anunciou o lançamento de 1.102.605 ordinárias escriturais na Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC), cuja subscrição pública decorre de 28 de Dezembro a 26 de Fevereiro de 2010.
A Oferta Pública de Subscrição (OPS), tem como objectivo o financiamento da construção do futuro empreendimento Vila Verde Resort, na ilha do Sal, com 45 hectares (área equivalente a 45 campos de futebol), um complexo de 90 vivendas, 200 townhouses, 940 apartamentos, áreas de lazer, espaços de entretenimento e um lote para um hotel.
Localizado em Santa Maria, ilha do Sal, o projecto, em desenvolvimento, será o primeiro projecto urbanístico totalmente infra-estruturado a ser desenvolvido na ilha.
A Obrigação Tecnicil Indústria terá uma taxa fixa de 7,5% ao ano, as obrigações estão quotadas no valor nominal de 1.000 escudos cada.
Segundo um dos administradores da empresa, Jorge Duarte, o recurso ao empréstimo obrigacionista visa aproveitar mais uma possibilidade do mercado através da Bolsa de Valores. "Como é óbvio nós financiamos projectos com capitais próprios, alheios e dando oportunidade aos privados que queiram intervir através de Bolsa de Valores poder investir com segurança e, sobretudo, numa empresa com solidez como a Tecnicil", diz Jorge Duarte. O administrador, que acredita que recorrer a investimentos com capitais alheios não tem nada a ver com a situação de crise, reconhece que esta acabou por afectar muito o sector imobiliário da Tecnicil por ser a empresa que esteve mais exposta no mercado internacional. "A Vila Verde, com um volume de venda de quase 200 milhões de euros, teve cerca de 90% das vendas no mercado inglês e irlandês, mercados que sofreram muito com a crise", explica.
De acordo com o presidente da BVC, Veríssimo Pinto, o grupo, o primeiro privado a arriscar na Bolsa, tem com estas obrigações um terceiro produto no mercado de quotação e uma taxa de 3,5% por ano, a mais baixa do país. "Esta terceira operação da empresa na Bolsa de Valores é estratégica e preponderante para o desenvolvimento do país. Se a Bolsa hoje tem o seu sucesso deve-se à ousadia desta empresa, que foi a primeira a entrar no sistema".
As acções da Tecnicil Indústria podem ser compradas nos estabelecimentos bancários existentes em Cabo Verde.
OJE/INFORPRESS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.