segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Isabel dos Santos compra 10% da Zon Multimedia

A empresária angolana - filha de José Eduardo dos Santos -, através da sociedade Kento, vai investir 163,8 milhões de euros na compra de 10 por cento da operadora de telecomunicações Zon Multimedia. A empresária angolana Isabel dos Santos, através da sociedade Kento, vai investir 163,8 milhões de euros na compra de 10 por cento da operadora de telecomunicações Zon Multimedia, anunciaram hoje as empresas envolvidas no negócio.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Kento Holding Limited esclarece ter já assinado o contrato de compra e venda para a compra de 4,53 por cento de acções próprias da Zon, bem como de participações até agora detidas pela CGD (2,5 por cento) e Cinveste (2,97 por cento).
"Este preço representa um prémio de 26,4 por cento relativamente ao preço de fecho da última sessão e um prémio de 18,9 por cento relativamente ao preço médio de fecho dos últimos 3 meses", esclarece a Zon também em comunicado enviado à CMVM.
Como resultado deste acordo - que foi aprovado pelo Conselho de Administração, mas será sujeito a aprovação final pela assembleia-geral de accionistas - a ZON deixará de deter quaisquer acções próprias.
Com a venda das acções próprias, refere, o capital próprio da Zon Multimédia irá crescer 74,2 milhões de euros, aumentando "de forma notória" o rácio de capitais próprios da empresa e permitindo reduzir "de forma substancial" o endividamento líquido e os encargos associados ao serviço da dívida.
A compra e venda das participações da CGD e da Cinveste pela empresa detida a 100 por cento por Isabel dos Santos encontra-se sujeita "a uma condição suspensiva" correspondente à prévia aquisição pela Kento da titularidade das 14.006.437 acções representativas do capital social da Zon.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD), por seu turno, comunicou ao regulador do mercado português que após a concretização desta transacção, passará a deter directa e indirectamente 46.153.965 acções, correspondentes a 14,93 por cento do capital social da Zon, permanecendo assim como o maior accionista da empresa de telecomunicações.
Desenvolver TV por satélite em Angola "A entrada no capital da ZON da engenheira Isabel dos Santos é muito bem acolhida pela generalidade dos nossos maiores accionistas e pelo conselho de administração", garante o presidente do conselho de administração da ZON, Daniel Proença de Carvalho, citado numa nota enviada pela empresa.
De acordo com a Zon, a intenção de tomar uma posição no capital da empresa foi manifestada por Isabel dos Santos no decorrer do processo de concretização da 'joint-venture' que será detida em 30 por cento pela Zon Multimédia e em 70 por cento pela SOCIP - Sociedade de Investimentos e Participações, S.A. (100 por cento detida pela empresária angolana).
O objectivo da 'joint-venture' é o de desenvolver uma oferta de TV por subscrição por satélite em Angola, constituindo "o primeiro passo de uma estratégia mais ampla de desenvolvimento de operações no continente africano", acrescenta a Zon.
A empresa esclarece que o modelo de negócio a desenvolver numa primeira fase em Angola será semelhante ao que a Zon gere actualmente nas suas operações em Portugal de serviço de satélite, sobretudo em termos de oferta de conteúdos, equipamento terminal utilizado e sistemas de acesso condicionado.
O satélite que irá emitir para o mercado africano, já foi lançado com sucesso, estando neste momento as empresas a trabalhar na preparação do lançamento comercial, no primeiro trimestre de 2010.
"Foram já negociados acordos-chave para a obtenção de um vasto leque de canais, com uma forte componente de conteúdos de língua portuguesa, alguns dos quais concebidos especificamente para o público angolano", avança.
A acções da Zon fecharam na sexta-feira a subir 0,29 por cento para 4,19 euros.olanos vão entrar na Expresso.Pt/Lusa.Pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.