SAINT-MARTIN-Uma adolescente holandesa de 14 anos que a justiça impediu de dar a volta ao mundo sozinha num veleiro e que estava desaparecida desde sexta-feira, foi domingo encontrada em Saint-Martin, nas Antilhas Holandesas, indicou fonte policial.
"Laura Dekker foi encontrada sã e salva em Saint-Martin", disse um porta-voz da polícia de Utrecht, Bernhard Jens, precisando que se tratou de uma fuga.
"Ela foi reconhecida por uma habitante da ilha, alertada pela atenção mediática em torno do desaparecimento de Laura", acrescentou.
A polícia ignorava ontem à noite as circunstâncias da fuga da adolescente que será em breve reenviada para a Holanda.
"Ainda temos muitas perguntas: quando é que ela abandonou a Holanda? Porquê? Como é que chegou a Saint-Martin? Foi ajudada ou estava sozinha?", reconheceu o porta-voz.
A 30 de Outubro, um tribunal de menores de Utrecht proibiu até 01 de Julho de 2010 a volta ao mundo em veleiro que Laura Dekker tencionava efectuar, na ausência de garantias suficientes sobre a sua segurança.
A adolescente habita em Maurik, perto de Utrecht, com o seu pai, que apoia o seu projecto de viagem marítima.
A pedido do Conselho para a Protecção de Menores, o tribunal prolongou uma medida adoptada a 28 de Agosto relativamente à adolescente, que deseja tornar-se a mais jovem navegadora a realizar uma volta ao mundo sozinha num veleiro.
Nessa altura, os juízes decidiram retirar a guarda parental e concedê-la ao Instituto da Infância, entidade local encarregue de proteger os menores, que deveria decidir se a jovem tinha condições para embarcar na sua aventura solitária à volta do mundo.
Laura já fez antes viagens mais curtas no veleiro e em Maio foi detida pela polícia britânica à chegada ao porto de Lowestoft, depois de cruzar o Canal de Mancha.
As autoridades britânicas consideraram demasiado perigoso deixar a jovem fazer a viagem e informaram o pai, que se deslocou à Grã-Bretanha para ir buscá-la ao centro de menores.
Fonte:DN.PT

Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.