quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


PM de Cabo Verde anuncia investimento de 210 milhões de euros nos portos do país
MINDELO-O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, anunciou um pacote de 300 milhões de dólares (210 milhões de euros) para investir nos portos de Cabo Verde.
José Maria Neves falava na inauguração do aeroporto internacional de São Vicente, que passa a receber voos do exterior, depois de ter estado três anos em obras de ampliação.
Sem especificar a proveniência dos investimentos previstos para os portos cabo-verdianos, José Maria Neves garantiu que o Governo está neste momento a "construir parcerias" para a construção do porto de águas profundas de São Vicente.
Neste sentido o ministro de Estado e das Infra-Estruturas, Transporte e Telecomunicações, Manuel Inocêncio, disse que o Aeroporto de São Pedro vai facilitar outro grande objectivo do Governo, que é fazer de São Vicente uma base de pesca internacional que permita a exportação de pescado fresco para a Europa.
O aeroporto internacional de São Vicente, segundo o Governo, deverá apoiar a transformação do Mindelo num centro de negócios, incluindo o transbordo de contentores no Porto do Mindelo, estruturas de logística para a pesca e abastecimento de navios que operam nesta zona do atlântico.
José Maria Neves lembrou ainda que em 2001, quando assumiu o Governo do país, decidiu construir um Cabo Verde moderno e transformá-lo num centro internacional de prestação de serviços, sendo que era para tanto necessário uma economia da cultura, mais água e energia e desenvolver o turismo.
As obras de transformação do aeródromo de São Pedro duraram três anos e ficaram concluídas em finais do ano passado, com um custo final estimado em cerca de três milhões de contos cabo-verdianos.
Incluíram trabalhos de remoção de dois montes no extremo norte da pista, desvio da estrada nas imediações do aeroporto, trabalhos de extensão e alargamento da pista e construção de parque de estacionamento de viaturas.
O novo terminal, que entrou em funcionamento em Setembro do ano passado, ocupa uma área de 11.000 metros quadrados, distribuída por três pisos, com capacidade para acolher 500 passageiros/hora.
A pista do aeroporto de São Pedro está assim apta para acolher aparelhos com o Código de referência 4D da Organização da Aeronáutica Civil Internacional (OACI), que equivale a Boeing B737 e B757 e Airbus 310, 319 e 321.
Com a inauguração do aeroporto de São Pedro Cabo Verde passa a dispor de quatro aeroportos internacionais, designadamente nas ilhas do Sal, Boa Vista, São Vicente e Santiago (Cidade da Praia).
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.