quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Regresso de imigrantes ao Brasil triplicou em dois anos

A degradação do mercado de trabalho português, onde a taxa de desemprego atingiu um nível recorde, e as perspectivas de crescimento da economia brasileira ajudam a explicar um fenómeno que se tem vindo a acentuar: o regresso dos imigrantes brasileiros à terra de Vera Cruz. Só nos últimos dois anos triplicou o número de pedidos de auxílio de imigrantes que não conseguem regressar ao Brasil.
Em declarações ao i, Marta Bronzin, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o único organismo em Portugal a prestar auxílio aos imigrantes que não conseguem regressar ao país de origem, confirmou que no ano de 2009 aquele organismo recebeu 957 pedidos de auxílio de emigrantes brasileiros.
Um número recorde desde que a OIM começou a funcionar, em 1997, e que é quase o triplo do registado em 2007, quando foram recebidos 320 pedidos de ajuda.
«É evidente que o surto de imigração do Brasil para Portugal se atenuou definitivamente. Há cerca de 70 mil brasileiros legais e outros 70 mil ilegais em Portugal. Mas parece-me que as promessas de crescimento não são suficientes, devido à falta de qualificação da maioria dos imigrantes. Aparentemente, Portugal deixou de ser atractivo para muitos brasileiros», afirmou ao mesmo jornal Seixas da Costa, embaixador de Portugal no Brasil entre 2005 e 2008.
ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.