segunda-feira, 21 de junho de 2010

CV(ASEMANA):Baleias já foram retiradas e enterradas

SANTA CRUZ-As baleias piloto que deram à costa na praia do coqueiro em Santa Cruz já foram retiradas do local. No total foram 37 as baleias piloto, referidas inicialmente como cachalotes, já froam retiradas da praia sob orientações da Protecção Civil. Os trabalhos decorreram ontem, domingo, na presença de muitos populares e de técnicos da Direcção Geral do Ambiente.
Estima-se que estejam entre 10 e 15 baleias ainda no mar, já mortas, pelo que hoje algumas embarcações irão tentar puxá-las para a terra.
A Direcção Geral do Ambiente acredita que estes cetáceos, que têm entre 3 e 5 metros, terão cometido suicídio colectivo, um fenómeno “comum” entre as baleia-pliotos que até agora cientistas e biólogos não conseguiram explicar.
Pensa-se que o fenómeno poderá estar relacionado com falta de alimento, desorientação, sobrepopulação, aquecimento das águas ou outra razão que ponha em causa o equilíbrio do ecossistema.
Os técnicos da Direcção Geral do Ambiente, com o apoio de populares e da polícia militar ainda devolveram ao mar algumas baleias com vida, no entanto, estas regressaram à costa, provavelmente porque o líder do grupo já teria cometido suicídio.
Foram retiradas algumas amostras das baleias que serão posteriormente analisadas em laboratório na tentativa de encontrar uma explicação para o caso.
Sabe-se que o grupo era composto maioritariamente por fêmeas e vários juvenis e que se encontravam em rota migratória.
As baleias começaram a dar à costa na manhã de sábado, mas a protecção civil só terá sido alertada para o facto no domingo. Os trabalhos de remoção dos cadáveres começaram às primeiras horas da tarde de ontem. De manhã este diário digital esteve no local onde pôde presenciar alguns dos animais ainda com vida.
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article53911&ak=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.