terça-feira, 13 de outubro de 2009

AFRICA:África exige que poluidores paguem pelas alterações climáticas


UAGADUGU-Na próxima cimeira do ambiente das Nações Unidas, África vai exigir milhões de dólares de compensação aos países ricos e poluidores, pelos danos causados no continente devido ao aquecimento global, disseram fontes da União Africana, noticia a Lusa.
A apenas dois meses da cimeira das Nações Unidas em Copenhaga, os responsáveis reuniram-se num fórum especial na capital do Burkina Faso, Uagadugu, onde realçaram a necessidade de uma compensação pelo desastres naturais causados pelas alterações climáticas, refere a agência Lusa.
"Pela primeira vez África terá uma posição comum", disse o presidente da comissão da União Africana, Jean Ping.
"Decidimos falar a uma só voz" e "exigiremos reparação de danos" na cimeira de Dezembro, acrescentou.
Os especialistas consideram que a África sub-Sahariana é uma das regiões mais afectadas pelo aquecimento global.
O Banco Mundial estima que os países em desenvolvimento sofrem cerca de 80% dos danos das alterações climáticas, apesar de serem responsáveis por apenas um terço dos gases de efeito de estufa na atmosfera.
"Os decisores políticos têm de concordar com a redução das emissões de gases com efeito de estufa e respeitar o princípio do poluidor-pagador", disse Jean Ping.
Numa declaração final, os seis chefes de Estado Africanos presentes no fórum disseram que solicitam apoio para que as nações industrializadas reduzam as suas emissões de carbono em "pelo menos 40%" até 2020, relativamente aos níveis de 1990.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.