sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ALEMANHA:Busto de Nefertiti regressa à sua primeira casa europeia


BERLIM-O busto da rainha egípcia Nefertiti é a peça que concentra as atenções da inauguração do renovado Neues Museum, em Berlim.
Descoberto em 1912 por arqueólogos alemães, o busto da rainha egípcia foi originalmente exibido no Neues Museum. No entanto, a II Guerra Mundial haveria de a afastar daquele espaço.
Por ordem de Adolf Hitler, a escultura foi escondida numa mina da Turíngia, para escapar aos bombardeamentos que assolavam a capital alemã.
De facto, Nefertiti resisitu. O museu não.
Agora, quase sete décadas depois, o Neues Museum prepara-se para reabrir, depois de um investimento de 212 milhões de euros na sua recuperação.
Para simbolizar o renascimento do espaço, a direcção do museu decidiu dar todo o destaque ao regresso do busto com 3400 anos.
Ainda assim, o retrato de Nefertiti está longe de conseguir o título de peça mais antiga do Neues Museum, já que o espólio do museu inclui objectos com mais de sete mil anos.
Obras que poderão ser admiradas a partir deste sábado, quando Angela Merkel inaugurar oficialmente o reconstruído Neues Museum.
ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.