sábado, 10 de outubro de 2009

ANGOLA:Cerca de treze mil angolanos deixaram Congo Democrático

LUANDA-O número de angolanos que regressaram ao país, até ontem, expulsos da República Democrática do Congo era estimado em de 13 mil, disse o ministro da Assistência e Reinserção Social.


João Baptista Kussumua, que se encontra, desde de ontem até hoje, na província do Zaire, para se inteirar das condições de acolhimento e assistência às populações expulsas daquele país, referiu que 11.612 daquelas pessoas estão alojadas na província do Zaire e 1.079, no Uíje.

Durante a sua permanência no Zaire, o ministro vai analisar com as autoridades locais a melhor forma de se apoiar os angolanos expulsos.


O ministro afirmou que milhares de pessoas continuam a refugiar-se nas províncias de Cabinda, Lunda-Norte e Lunda-Sul.

Quanto os deslocados que se refugiaram na província do Zaire esclareceu que foram disponibilizadas 200 tendas que estão a ser montadas nas localidades do Luve, Noqui, Wimbe, Pedra do Feitiço e Soyo.

Em simultâneo, acrescentou, está a ser feita a localização das famílias de modo a que possam ser reintegradas junto de familiares. Neste quadro, 361 pessoas já foram encaminhadas para as suas famílias, frisou.

Em termos de logística, foram disponibilizadas 217 toneladas de bens alimentares e não alimentares em Mbanza-Congo, para atender quase 12 mil pessoas.

“ Essa intervenção humanitária do Governo visa colmatar a precária situação que os nossos concidadãos estão a viver”, frisou.

A delegação, que também integra o vice-ministro dos Transportes, representantes da saúde pública e directores executivos do Ministério da Saúde, regressa hoje a Luanda.
JORNAL DE ANGOLA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.