sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CV:Cabo Verde quer alargar cooperação com o Brasil na formação profissional


BRASÍLIA-Cabo Verde quer alargar a cooperação com o Brasil na área da formação profissional, segundo o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, em entrevista à agência Lusa em São Paulo.

O chefe de Governo do arquipélago africano salienta que Cabo Verde é actualmente o país com o maior número de estudantes bolsistas nas universidades brasileiras.
"Queremos reforçar ainda mais essa cooperação entre o Brasil e Cabo Verde, no domínio da formação profissional", afirma o primeiro-ministro, em visita oficial ao Brasil.
José Maria Neves participou em encontros com empresários e com o governador do Estado de São Paulo, José Serra, onde manifestou o desejo de Cabo Verde de receber empresas brasileiras. "Queremos incrementar a cooperação económica e comercial com o Brasil e que os empresários brasileiros usem Cabo Verde como uma plataforma de negócios com a África e Europa".
O Chefe de Governo esteve reunido igualmente com empresários brasileiros do sector eléctrico para discutir um projecto de construção de uma central térmica para produção de energia a partir da combustão de lixo doméstico. "Podemos resolver o problema do destino do lixo e da falta de energia de Cabo Verde de forma conjunta e ambientalmente sustentável", diz Raulison Resende, director da empresa CIMI, já presente em Angola.
Na quarta-feira, no Rio de Janeiro, o primeiro-ministro convidou o governador do Estado, Sérgio Cabral, a visitar Cabo Verde em 2010. O objectivo da visita, ainda sem data marcada, é aprofundar os actuais programas de cooperação na formação profissional entre Cabo Verde e o Estado do Rio de Janeiro.
Em Brasília, onde foi recebido pelo presidente Lula da Silva na terça-feira, José Maria Neves acertou a visita de uma equipa técnica brasileira a Cabo Verde, em Novembro.
A missão do Ministério das Cidades e do banco estatal Caixa Económica Federal vai discutir a ampliação da participação do Brasil no sector de construção civil, nomeadamente de habitação popular.
"O Brasil tem o programa Minha Casa, Minha Vida e nós temos o Casa Para Todos. Queremos ampliar o actual programa de exportação de bens e serviços também para a construção civil e engenharia". José Maria Neves afirma que um programa de cooperação entre os dois países poderá incluir igualmente a construção de edifícios administrativos, judiciais e a Universidade de Cabo Verde.
A visita oficial do primeiro-ministro ao Brasil termina segunda-feira, em Fortaleza, no Nordeste do país.
O presidente do Brasil visita oficialmente Cabo Verde no primeiro semestre de 2010, na sequência de um convite nesse sentido feito pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, noticiou hoje a rádio nacional do arquipélago.

Lula da Silva visita Cabo Verde no primeiro semestre de 2010
Segundo a RCV, José Maria Neves, que se encontra a cumprir uma visita mista de carácter oficial e privado ao Brasil, que termina domingo, o convite de José Maria Neves foi feito na terça-feira a Luis Inácio Lula da Silva durante um encontro entre ambos, realizado em Brasília.
A data será agora acertada a nível diplomático.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.