Cidadãos de 182 países e territórios, incluindo Portugal, podem a partir de ontem dia 02 de outubro, candidatar-se a um visto de residência permanente nos Estados Unidos, ao abrigo do sorteio anual que decorre até final de Novembro.
De acordo com as instruções do sorteio divulgadas pelo Departamento de Estado norte-americano, as inscrições no Diversity Visa Lottery 2011 terminam a 30 de Novembro, e, pelo quarto ano consecutivo, o Brasil é o único país lusófono que integra o grupo de países cujos cidadãos não podem inscrever-se por terem enviado para os Estados Unidos mais de 50 mil imigrantes nos últimos cinco anos.
Segundo estatísticas dos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos, entre 2002 e 2007, fixaram-se legalmente nos Estados Unidos 65.747 brasileiros, 14.295 dos quais em 2007.
Canadá, China, Colômbia, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Índia, Jamaica, México, Paquistão, Filipinas, Peru, Polónia, Coreia do Sul, Reino Unido (excepto a Irlanda do Norte) e os seus territórios e Vietname são os restantes países considerados não elegíveis para a atribuição dos vistos do Diversity Visa Lottery 2011 (DV-2011).
Portugal e os restantes países lusófonos continuam a integrar a lista dos países elegíveis para o sorteio, que atribui anualmente 55 mil vistos a cidadãos de 182 países com baixas taxas de imigração para os Estados Unidos.
Este ano não foi retirado nem acrescentado qualquer país à lista de territórios elegíveis.
As instruções para o sorteio estão disponíveis no portal www.travel.state.gov e a candidatura deverá ser submetida por via electrónica no endereço www.dvlottery.state.gov.
No âmbito do DV-2011, o sorteio dos vistos terá lugar no verão de 2010, mas os vistos só serão efectivamente atribuídos no ano fiscal 2011.
Os candidatos seleccionados serão notificados entre Maio e Junho de 2010, sendo os resultados do sorteio divulgados a 01 de Julho na Internet. Em Outubro começam as entrevistas nos consulados dos Estados Unidos dos respectivos países.
No sorteio para os vistos a atribuir em 2010 entraram no sistema mais de 13,6 milhões de inscrições válidas, tendo sido escolhidas aleatoriamente por computador cerca de 103 mil candidaturas aos 55 mil vistos disponíveis.
Para esse ano, foram atribuídos 51 vistos a Portugal, 46 a Angola, oito a Moçambique, outros oito à Guiné-Bissau e seis a Cabo Verde.
São Tomé e Príncipe e Timor-Leste não obtiveram qualquer visto.
Os candidatos ao visto devem ter formação superior ou nos últimos cinco anos ter trabalhado pelo menos dois numa actividade em que sejam exigidos dois anos de formação.
SAPO CV/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.