segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


Cabo Verde foi distinguido em conferência internacional no Pará sobre educação de adultosPRAIA-Cabo Verde foi distinguido no decurso da VI Conferência Internacional de Jovens e Adultos (CONFINTEA VI), que decorreu no Estado de Pará, no Brasil, noticiou neste sábado (12) o diário digital "A semana ".
O evento teve como objectivo buscar uma plataforma para o diálogo sobre políticas e promoção da aprendizagem de adultos e educação não formal
O evento teve como objectivo buscar uma plataforma para o diálogo sobre políticas e promoção da aprendizagem de adultos e educação não formal. Sob o lema "Vivendo e aprendendo para um futuro viável: o poder da aprendizagem e da educação de adultos", a conferência enfatizou o papel central da educação e aprendizagem de adultos nos programas internacionais em educação e desenvolvimento, especialmente aqueles relativos ao desenvolvimento sustentável.
De acordo com o jornal, Cabo Verde foi distinguido por ser um dos poucos países da sub-região que desenvolveu uma política de Educação e Formação de Adultos através da implementação de dois subsistemas educativos - escolar e extra-escolar -, equivalentes, paralelos, complementares, com um plano de carreira de Animador em Educação de Adultos integrado nos Estatutos do Pessoal Docente.
A delegação cabo-verdiana participou nas mesas de trabalho sobre "Relatório Global de Educação e Aprendizagem de Adultos", "Assegurando a Qualidade da Educação de Adultos e Avaliando os Resultados da Aprendizagem" e "Cooperações em rede e parcerias internacionais inovadoras em matéria de educação e aprendizagem de adultos".
Na conferência foi apresentada uma experiência de cooperação triangular norte - sul - sul, em rede, envolvendo Cabo Verde, Canárias e Guiné-Bissau. Trata-se de uma forma de cooperação que substitui modelos verticais, impositivos ou paternalistas, por processos horizontais e instrumentos de intercâmbio e apoio que concretizem os princípios da soberania, solidariedade e respeito à diversidade.
Refira-se que a Rede de Cooperação Sul - Sul entre os Países de Língua Portuguesa no domínio da alfabetização e educação de jovens e adultos é um espaço de articulação intergovernamental que tem por objectivo apoiar as capacidades nacionais para atender as metas já estabelecidas perante as sociedades nacionais e os compromissos internacionais consubstanciados nas metas da iniciativa de Educação para Todos e Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM).
AFRICA 21

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.