segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


Aeroporto de São Vicente abre dia 22 aos voos internacionais
PRAIA-O aeroporto internacional de São Pedro, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, vai abrir a 22 deste mês aos voos internacionais, quase seis meses depois do previsto, permitindo receber aviões de grande porte.
A reestruturada infra-estrutura, cujas obras de adaptação demoraram quase três anos, será inaugurada pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que viajará a bordo de um Boeing 757, com convidados, estando previsto também um diversificado leque de actividades culturais.
Segundo o ministro de Estado e das Infra-estruturas, Transportes e Telecomunicações de Cabo Verde, Manuel Inocêncio Sousa, com a abertura ao tráfego internacional do aeroporto chega uma "nova era" para a ilha de São Vicente, já que a actividade económica na ilha será, de forma geral, facilitada.
"O sentimento é de dever cumprido e os impactos deste aeroporto poderão ser significativos na actividade económica do país, em geral, e de São Vicente, em particular, sobretudo no fluxo turístico e nas actividades marítimas e portuárias", disse.
Durante a realização dos voos de teste, no quadro da auditoria internacional, que visou a familiarização com os procedimentos de aproximação e aterragem e com a área de manobra do aeroporto, o ministro mostrou-se convencido de que a reformulada infra-estrutura seria inaugurada antes do Natal.
As obras de transformação do aeródromo de São Pedro, a oito quilómetros do Mindelo, duraram três anos e ficaram concluídas em finais do ano passado, com um custo final estimado em cerca de três milhões de contos (27,2 milhões de euros), mas atrasos sucessivos na certificação, a par de algumas reparações finais, obrigaram a adiar a abertura aos voos internacionais.
Entre as companhias aéreas interessadas em efectuar voos para a ilha de São Vicente está a TAP-Portugal, que tinha previsto iniciar os seus voos directos de Lisboa logo após a abertura do aeroporto a voos internacionais. A transportadora portuguesa já voa diariamente para o Sal e Praia.
Cabo Verde ficará, assim, com quatro aeroportos internacionais, homologados pela Associação Internacional da Aviação Civil (IATA) - Sal, Cidade da Praia (Santiago), Boavista e São Vicente.
As obras incluíram trabalhos de remoção de dois montes no extremo norte da pista, desvio da estrada nas imediações do aeroporto, trabalhos de extensão e alargamento da pista e construção de parque de estacionamento.
O novo terminal, por seu lado, que entrou em funcionamento em Setembro de 2008, ocupa uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, distribuída por três pisos, com capacidade para acolher 500 passageiros/hora.
A pista do aeroporto de São Pedro está assim apta para acolher aparelhos com o Código de Referência 4D, da IATA, que equivale aos Boeing B737 e B757 e Airbus 310, 319 e 321.
OJE/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.