quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CV(ASEMANA):CABO VERDE VOLTA A FAZER HISTÓRIA:CONSEGUE SEGUNDO "COMPACTO"MCA


PRAIA-Cabo Verde acaba de ser contemplado com um novo “compacto” do MCA, programa do governo dos EUA para ajudar um grupo selecto de países no seu desenvolvimento. A decisão foi tomada no final do dia desta quarta-feira (volta das 21 horas de Cabo Verde), em Washington, pela Millenium Chalange Corporation (MCC), entidade que gere os fundos do programa. A sessão foi presidida pela secretária de Estado Hilary Clinton.A decisão do MCC, ao que este diário digital conseguiu apurar, será oficialmente comunicada esta quinta-feira ao governo de Cabo Verde pela embaixadora americana na Praia, Marianne Myles, durante uma audiência com o primeiro-ministro, José Maria Neves. Após isso, por volta das 10 horas, os dois farão juntos o anúncio aos cabo-verdianos através da comunicação social. Cabo Verde torna-se no primeiro e único país, até agora, a conseguir um segundo “compacto” do MCA.

Com efeito, tendo conseguido em 2004 um “compacto” de 110 milhões de dólares, a Cidade da Praia estava, inicialmente, excluída de uma segunda selecção. Porém, a forma considerada séria e criteriosa como os recursos do MCA foram geridos em Cabo Verde, com resultados à vista de todos, levou os responsáveis do MCC a reavaliar a sua posição inicial em relação a este arquipélago.
Pois, conforme escreveu Marianne Myles, no “The Providence Journal”, de 19-11-09, os contribuintes americanos “podem descansar e ter a certeza de que o seu dinheiro está sendo investido de maneira inteligente e eficaz em Cabo Verde”. Estas palavras daquela diplomata situam-se, aliás, na linha do que disse a secretária de Estado Hilary Clinton aquando da sua passagem pela ilha do Sal, em Agosto passado, altura em que cobriu Cabo Verde de elogios.
Com os 110 milhões de dólares obtidos em 2004, Cabo Verde procedeu desde então a um conjunto vasto de obras e programas a nível das infra-estruturas (estradas, pontes, modernização do porto da Praia, etc.), gestão de bacias hidrográficas, apoio à agricultura, reforma do seu sector público e valorização dos seus recursos humanos, etc. Com o segundo “envelope” ontem aprovado, e cujo montante ainda se desconhece, o MCA-CV deverá, certamente, dar continuidade ao trabalho em curso desde então e que visa, acima de tudo, a melhoria de vida dos cabo-verdianos.
FONTE:ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.