terça-feira, 18 de maio de 2010

CV(LIBERAL):ANTÓNIO DUARTE VAI PRESTAR CONTAS NO PARLAMENTO

PRAIA-O Movimento para a Democracia vai chamar à Comissão Especializada de Finanças e Orçamento do Parlamento, o presidente do Instituto Nacional de Estatísticas, António Duarte, para explicar ao país a nova metodologia aplicada na determinação da taxa de desemprego existente actualmente em Cabo Verde.
Esta é a reacção tomada pelo grupo parlamentar do MpD depois dos dados divulgados pelo INE sobre o inquérito ao emprego e ao sector informal, referente a 2009, e que dá indicações de haver 13,1% desempregados entre a população activa, mas seguindo um novo método para obter essa percentagem.
Antes desta nova metodologia a taxa de desemprego em Cabo Verde era de 17,8%, segundo o INE. E se fosse aplicado o método dos anos anteriores seria de 20,9%, um aumento de 3,1%.
Mas não. O INE decidiu contornar os números e a metodologia com os resultados que no mínimo convém ao Governo que ainda persegue diminuir essas taxa a um dígito. Assim fica mais fácil. Em vez de 20,9% Cabo Verde passou a ter uma taxa de desemprego de 13,1 %.
Para o líder da bancada do MpD, o fundamental é o aumento registado no inquérito para uma subida de 3,1% da a taxa de desemprego no país,mas Elísio Freire duvida da nova metodologia aplicada pelo INE já que não existe termo de comparação em relação aos anos anteriores. Daí defender que o INE deve apresentar os dados referentes ao desemprego nos últimos 10 anos aplicando este novo método.
“O Presidente do INE vai ter de explicar na Comissão Especializada porque estamos a falar de uma instituição que é independente. O MpD é um partido de responsabilidade, de poder, portanto tem de lidar com as coisas com muita seriedade”, referiu esta manhã na Praia, acrescentando que todas as dúvidas levantadas pelo seu partido devem ser esclarecidas na referida Comissão.
Ainda segundo Freire, o INE tem condições para apresentar as taxas dos últimos 10 anos, recorrendo a este novo método, e se não o fizer, o MpD poderá entender esta atitude como uma tentativa de mudar as regras do jogo em ano pré-eleitoral.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=28903&idSeccao=523&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.