terça-feira, 1 de junho de 2010

CV(SAPO.CV):Dia da Criança comemora-se a 1 de Junho

“É considerado criança todo o indivíduo com menos de 18 anos”
PRAIA-Todos países lusófonos, excepto Brasil, comemoram hoje, dia 1 de Junho, o Dia da Criança. Este dia foi celebrado pela primeira vez há 60 anos, em 1950.
Contudo a ONU instituiu o Dia Mundial da Criança a 20 de Novembro, data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959. Grande parte dos países comemora essa efeméride em datas diferentes.
UNICEF: Problemas que as crianças ainda enfrentam em Cabo Verde
Segundo o Fundo Internacional de Emergência para as Crianças, UNICEF, 80 por cento dos nascimentos nãosão registados no primeiro mês da criança, facto que é obrigatório por lei. Apesar da taxa de alfabetização ser de 83 por cento (dados de 2008), ainda há crianças, principalmente meninas, que são incentivadas a abandonar os estudos para trabalharem. Este facto poderá estar na origem da discrepância entre os valores da alfabetização entre os homens, quase 70 por cento, e mulheres, pouco mais de 60 por cento.
A UNICEF tem sido um parceiro importante em diferentes áreas, nomeadamente na saúde, em Cabo Verde. A entidade fornece regularmente vacinas de poliomielite, hepatite B e sarampo.
O Fundo Internacional de Emergência para as Crianças foi criado a 11 de Dezembro de 1946. A UNICEF ajuda milhões de crianças e trabalha em mais de 140 países em vias de desenvolvimento através de programas de saúde, educação, nutrição, água e saneamento.
Aldeias SOS cada vez mais procuradas em Cabo Verde
As Aldeias SOS são outra instituição que apoia as crianças cabo-verdianas. Presente no país desde da década de 1980, já tem duas sedes ao nível nacional: em Assomada (1984) e em São Domingos (2002), para além de centros sociais SOS localizados em diversas ilhas do arquipélago.
Dionísio Pereira, Presidente das Aldeias SOS em Cabo Verde, afirmou em Abril que neste momento as aldeias SOS são cada vez procuradas. As aldeias SOS de Assomada e São Domingos acolhem mais de 150 crianças em regime de internato.
As Aldeias de Crianças SOS têm a sua origem na Áustria. O seu fundador Hermann Gmeiner conseguiu aplicar uma ideia fundamental e realizar um sonho: dar uma mãe, irmãos, irmãs, uma família e um lar às crianças órfãs e abandonadas da 2ª Guerra Mundial.
Está a decorrer na Praia, no Parque 5 de Julho, a X edição dos Jogos Infantis 2010, uma iniciativa das Aldeias SOS e do Ministério da Educação e Desportos. O lema desta edição é: “É de criança que se constrói um Cabo Verde desenvolvido, solidário e seguro.” Os jogos terminam a 16 de Junho, Dia da Criança Africana, em Mindelo.
O Dia da Criança Africana foi instituído pela organização da União Africana, em memória das crianças negras do Soweto, Joanesburgo (África do Sul) massacradas nessa data em 1976, por pedirem a inclusão obrigatória da língua afrikaans no ensino e estarem contra a discriminação no sistema escolar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.