quinta-feira, 17 de junho de 2010

UE:Líderes dos 27 adoptam Estratégia Europa 2020

BRUXELAS-Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE) assumiram hoje, em Bruxelas, as cinco grandes metas da Estratégia Europa 2020 para o crescimento e emprego e que terão de concretizar a nível nacional.
As conclusões do Conselho Europeu começam exactamente pela adopção formal dos objectivos traçados pela Comissão Europeu no documento, nomeadamente a redução em 20 milhões do número que vive abaixo do limiar da pobreza e da exclusão, promovendo a inclusão social.
Outra meta que os 27 terão que cumprir até 2020 é aumentar em 75% a taxa de emprego da população com idade entre 20 e 64 anos do nível, nomeadamente através de uma maior participação da população jovem, dos trabalhadores mais velhos, dos com menos qualificação e uma melhor integração dos migrantes legais.
A redução da taxa de abandono escolar entre os jovens para 10% e aumentar a percentagem da população com idade entre 30 e 34 anos que completou estudos superiores de 31 para, pelo menos, 40% é outro dos objectivos traçados para 2020.
A confirmação da meta de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 20% relativamente aos níveis de 1990, a subida para 20% a parte das energias renováveis no consumo final de energia e aumentar na mesma percentagem a eficiência energética é também assumida pelos líderes europeus.
Os 27 reiteram que o compromisso de reduzir as emissões de GEE pode atingir os 30% se os outros países desenvolvidos acompanharem o esforço.
A Estratégia 2020 inclui ainda o objectivo de os Estados-membros investirem três por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em investigação e desenvolvimento, combinando investimento público e privado.
O novo plano para o crescimento nos próximos dez anos substitui a Estratégia de Lisboa, adoptada em 2000.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.