quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CV(ASEMANA):José Brito pressiona construtores da Cabo Verde Fast Ferry


O ministro José Brito desloca-se esta quarta-feira à Holanda para visitar os estaleiros onde estão a ser construídas as duas embarcações da Cabo Verde Fast Ferry, empresa de cabotagem, com capital de cabo-verdianos emigrados nos EUA. Segundo aquele governante, a Cidade da Praia faz questão de reiterar o compromisso segundo o qual a primeira embarcação deve ser entregue até Agosto, para que entre imediatamente em acção. Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, se depender do Estado de Cabo Verde, o prazo para a entrega da primeira embarcação devia ser antecipado e não dilatado, como parece estar a desenhar-se neste momento. “Vou pôr algum peso político nesta questão, já que, se depender de nós, não queremos nenhum atraso”, confessou a este diário digital.
Segundo José Brito, inicialmente, a entrega da primeira embarcação estava prevista para Agosto deste ano e agora fala-se em Novembro, algo que o governo nem quer ouvir falar. “Neste momento o problema que se coloca não é financeiro, é apenas da capacidade dos estaleiros poderem cumprir ou não com o acordado. Por isso vamos insistir para que o prazo seja cumprido”, refere aquele governante, que, recorde-se, começou a lidar com este dossier ainda no tempo em que era ministro da Economia.
A Cabo Verde Fast Ferry tem por trás um grupo de empresários cabo-verdianos radicados nos EUA. Através da Bolsa de Valores de Cabo Verde foram mobilizados cerca de 1,5 milhão de contos por via de um empréstimo obrigacionista para ajudar a financiar as duas embarcações, compradas directamente a um construtor da Holanda. O Estado aparece como avalista e promotor desta iniciativa que, quando entrar em acção, os seus dois ferryboats vão interligar em condições de conforto e rapidez as ilhas de Cabo Verde, em especial Santiago, Fogo e Brava.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.