terça-feira, 12 de janeiro de 2010

HOLANDA:HEINEKEN FAZ AQUISIÇÃO NO MÉXICO


AMSTERDAM-holandesa Heineken, que detém a portuguesa Central de Cervejas, anunciou a compra da divisão de cervejas da Fomento Economico Mexicano (Femsa), o segundo maior produtor local, num negócio exclusivamente em acções avaliado em 5,3 mil milhões de euros que vai permitir-lhe expandir-se na América Latina.
A Heineken vai fazer um emissão de novas acções que dará à Femsa uma participação de 20% no grupo holandês, segundo um comunicado emitido ontem em Amsterdão.
A compra dá à cervejeira holandesa uma maior presença no México, o quarto mercado mais lucrativo do mundo, reduzindo a sua dependência dos mercados europeus. A Heineken, que distribui as cervejas da Femsa, incluindo a Dos Equis, antecipa sinergias de 150 milhões de euros a partir de 2013 na sequência do negócio, bem como um aumento dos ganhos por acção dentro de dois anos.
"Este era um negócio obrigatório para a Heineken", afirmou à Bloomberg Andrew Holland, um analista na Evolution Securities em Londres.
Em entrevista telefónica também à Bloomberg, o CEO Jean-François van Boxmeer afirmou que "esta aquisição orienta o nosso portfolio de negócios mais na direcção dos mercados emergentes e era isso que era necessário fazer".
Segundo revelou domingo uma fonte conhecedora das negociações, a anglo-sul-africana SABMiller desistiu de comprar a divisão da Femsa porque não tinha hipótese de fazer frente à oferta da Heineken.
A Femsa reportou vendas de cerveja de cerca de 2,88 mil milhões de dólares em 2008, com 2,16 mil milhões oriundos do mercado mexicano e o restante das operações no Brasil e das exportações, sobretudo para os EUA. "Isto transforma verdadeiramente o nosso negócio nas Americas e reforça a nossa posição em três das quatro maiores fontes de lucro mundiais", comentou o CFO da Heineken, Rene Hooft Graafland, aludindo ao México, Brasil e EUA.
OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.