quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CV:COMUNICADO DA COMISSÃO POLÍTICA REGIONAL DE SANTIAGO SUL DO PAICV


PRAIA-A Comissão Política Regional de Santiago Sul (CPRSS), do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), por ocasião do 13 de Janeiro, data nacional que assinala a Democracia e a Liberdade, rememorando, ao mesmo tempo, as primeiras eleições multipartidárias da história contemporânea de Cabo Verde, ocorridas em Janeiro de 1991, nas quais emergiram um governo e uma oposição em contexto democrático.

Consequência directa da abertura política de 19 de Fevereiro de 1990, a data de 13 de Janeiro, um dos feriados da República, deve ser comemorada com alegria e júbilo por todos os cabo-verdianos, por representar uma incontornável conquista do povo destas ilhas no seu heróico percurso de afirmação e construção da cidadania.
A Comissão Política Regional de Santiago Sul, nesta pródiga ocasião, irá reflectir sobre os ganhos incrementais que a Democracia trouxe ao País e sobre as grandes demandas da cidadania que interpelam hoje aos cidadãos de Cabo Verde. Vivendo sob o arcabouço constitucional de um Estado de Direito Democrático e sob a copa frondosa da Boa Governação, nosso principal recurso em prol do Desenvolvimento em curso, esta Comissão Política Regional de Santiago Sul solidariza e acompanha todos quantos acredita genuinamente na qualificação do sistema político cabo-verdiano e encaram a vida política com amor à terra.
Demarcamos contra a vã tentativa de açambarcamento e reinterpretação falaciosa da história democrática de Cabo Verde, através da partidarização desta pródiga data republicana, pertença de todos e construída pela firme vontade do colectivo nacional. Em Santiago Sul, exortamos a todos, sobretudo aos militantes, simpatizantes e amigos do PAICV, à reverência cidadã e à reflexão correcta sobre os factos e feitos do processo histórico de Cabo Verde, a que nos devemos todos orgulhar, dos quais se perfila também o 13 de Janeiro.
Neste ano comemorativo dos 550 anos da Descoberta, dos 35 anos da Independência Nacional, dos 100 anos da instauração da República e da Revolta de Ribeirão Manuel e dos 20 anos da abertura política, devemos assinalar o 13 de Janeiro, dia da Democracia e da Liberdade, e o dia 20 de Janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, com pompa e circunstância. E, sobretudo, em nosso máximo sentido de Estado e em nosso total afirmação da Nacionalidade.
Viva o PAICV!
Viva o Dia da Democracia e da Liberdade!
Viva Cabo Verde!
Praia, 12 de Janeiro de 2010
Felisberto Vieira (Filú)Presidente da CPRSS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.