quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CV:Alunos assistem aulas de pé na escola de Ponta Verde


Fogo: Alunos assistem aulas de pé na escola de Ponta Verde

São quinze os alunos do pólo anexo da Escola Secundária Teixeira de Sousa em Ponta Verde, na ilha do Fogo, que assistem às aulas de pé. Estes alunos, segundo informações apuradas, pertencem a duas turmas, uma do sétimo e outra do oitavo ano. A delegação do ministério da Educação em São Filipe promete que até final deste mês as carteiras em falta chegam à escola. Enquanto isso, tem-se improvisado situações que "beiram ao ridículo", conforme alguns encarregados da educação com quem este diário falou.
Por exemplo, um estudante que preferiu o anonimato, garantiu ao asemanaonline: “costumo acordar e vir cedo à escola para poder conseguir uma carteira".
Os que ficam de pé falam em desvantagem em relação aos colegas, principalmente nas aulas da disciplina de Educação Visual Tecnológica, uma vez que precisam usar réguas e outros materiais, que exigem no mínimo uma mesa de trabalho. “Alguns alunos costumam sentar-se em cima de uma bancada existente na sala, enquanto outros ficam de pé para assistirem às aulas”, revelam os alunos.
Asemanaonline tentou ouvir a reacção do delegado do MEES ou do director da Escola Teixeira de Sousa sobre o assunto, mas tal não foi possível. Refira-se que as salas de aulas têm uma lotação que varia dos 40 aos 45 alunos, número que ultrapassa de longe a capacidade do espaço, para além de ser anti-pedagógico. E esta situação tem gerado protesto dos alunos.
ASEMANA.CV-Por Nicolau Centeio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.