domingo, 11 de outubro de 2009

CV:CARLOS VEIGA REGRESSA HOJE A LIDERANÇA DO MPD


PRAIA-Cerca de 32 mil militantes no país e na diáspora, dos quais seis mil divididos por 33 mesas de votos distribuídos pela cidade da Praia, vão eleger, este domingo, 11, Carlos Veiga como o novo líder do Movimento para Democracia (MpD), o maior partido da oposição cabo-verdiana.
Trata-se do regresso de Carlos Veiga às lides políticas depois de um período de retirada e agora na posição de opositor. Como único candidato a corrida presidencial dos “ventoinhas” a sua eleição está garantida. Resta saber quantos votos vão legitimar o líder histórico do MpD que em 1991 levou, surpreendentemente, o partido ao poder em detrimento do PAICV.

Salvo as devidas distâncias, as votações nos dois maiores partidos políticos cabo-verdianos foram semelhantes, porquanto houve, nos dois casos, concorrentes solitários. E a corrida tanto num como noutro foi feita contra a abstenção, o que levou à instituição de um aparato publicitário que muita gente considerou exagerado.
Carlos Veiga (MpD) e José Maria Neves (PAICV), já reconduzido ao cargo, têm algo em comum. Estiveram, depois da instalação do multipartidarismo no arquipélago, à frente dos destinos dos governos de Cabo Verde durante dois mandatos.
José Maria Neves venceu as legislativas de 2001, quando Carlos Veiga, após agitação política no seio do governo e com repercussão no MpD se afastou do partido que ajudou a construir.
O seu regresso foi preparado ao pormenor, “obrigando” até ao afastamento do actual presidente do MpD, Jorge Santos, que se absteve de enfrentar o líder histórico.

Portanto, é inevitável o choque entre os dois rivais. A sociedade política cabo-verdiana espera pelo embate entre os dois líderes o que vai acontecer nas próximas legislativas, embora já se fala no desgaste de que José Maria Neves está sujeito, por dois mandatos consecutivos.
Segundo elementos da Comissão das Eleições estão inscritos cerca de 32 mil militantes do MpD em Cabo Verde e na diáspora. A cidade da Praia possui o maior número de militantes.
As urnas funcionam entre as 8:00 e às 13:00 horas, com várias assembleias de voto espelhadas pelas zonas. Cada bairro possui uma mesa de voto.
Carlos Veiga, Jorge Santos entre outros membros do partido votam na mesa a ser instalada na Escola Técnica da Achada Santo António, a partir das 10:45 e as 13:00 horas.
Está tudo preparado para a votação, informou, João Cabral, elemento da Comissão de eleição, a Inforpress.
Os resultados serão divulgados a partir das 19:00 horas do domingo, na sede do Partido na Fazenda.
Com Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.