quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CV:CMP DA PRAIA APROVA ORÇAMENTO PARA 2010


PRAIA-Foi aprovado quarta feira(07), pela Assembleia Municipal da Câmara Municipal da Praia, durante a V Sessão Ordinária, o orçamento para o ano de 2010.
Com 11 votos a favor por parte da bancada do MpD e 8 contra da bancada do PAICV, foi aprovado o montante de 2.874.307.002 de escudos, sendo que 60 porcento deste total está destinado a programas urbanos e de desenvolvimento.
Neste orçamento apresentado e aprovado, a equipa camarária dá mais ênfase a despesas de investimento e menos realce a despesas de funcionamento, em relação ao orçamento de 2009.
O Plano apresentado engloba um ajustamento salarial de 2,5% previstos para o ano de 2010.
Este Orçamento, é dividido da seguinte forma: 1.635.382.819 escudos (cerca de 57% do total) a investimentos municipais - com destaque para a requalificação urbana e construção de um novo mercado central - e cerca de 1.238.924.1 para projectos de funcionamento, montante este que inclui os valores dos serviços autónomos da CMP (ADA e SEPAMP).

De acordo com líder da bancada municipal do PAICV, Vlademir Silves Ferreira, este orçamento mereceu reprovação por parte dos seus deputados por ser "um orçamento cujas receitas estão fundamentadas num empréstimo de longo prazo à Banca, no valor de cerca de 900 mil contos, sendo este um valor insustentável que a médio prazo pode pôr em causa a sustentabilidade da câmara". Além disso, Vlademir acrescentou que "a câmara pretende aplicar uma política de despedimentos e nós pensamos que há outras alternativas, como a reestruturação, formação e organização do seu corpo efectivo".
Por seu lado, o líder da bancada municipal do MpD, João Cabral, disse que "este orçamento só podia ter um voto favorável da bancada do seu partido porque é um orçamento ambicioso e que vai trazer grandes obras a Praia". Sobre os empréstimos, Cabral realçou que "não há nenhuma instituição que concede empréstimos a entidades que não têm capacidades para pagar."
Já o presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva, disse que este orçamento vai de encontro ao plano de actividades apresentado e que no próximo ano a câmara vai realizar grandes obras, com prioridade para "a requalificação urbana de vários bairros da cidade"
EXPRESSODASILHAS.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.