O Secretário-Geral do PAICV, Basílio Ramos, avança que a CP decidiu fixar em 485 o número de delegados ao Congresso, sendo 135 natos, 224 eleitos pelos sectores no país, 30 pelas estruturas da diáspora, 48 pela JPAI e 48 pela Secretaria de mulheres do PAICV.
Quanto à eleição directa do presidente do partido, Basílio Ramos afirma que os membros da Comissão Política consideram que se tratou de uma jornada histórica para o PAICV. “Pois registou-se uma forte participação dos militantes, cerca de 78% dos inscritos nos cadernos eleitorais, dos quais 98.6% votaram sim”. No entender do Secretário-Geral do PAICV, o escrutínio interno mostrou que “este partido é detentor de uma extraordinária capacidade de organização e mobilização”.
Basílio Ramos confirmou, por outro lado, que XII Congresso do PAICV está marcado para os dias 20, 21, 22 de Novembro. E no encontro desta semana a Comissão Politica fixou em 485 o número de delegados ao Congresso, sendo 135 natos, 224 eleitos pelos sectores no país, 30 pelas estruturas da diáspora, 48 pela JPAI e 48 pela Secretaria de mulheres do PAICV. A escolha dos delegados deve acontecer até ao próximo dia 30 de Outubro.
Foram convidados a assistir aos trabalhos do Congresso do PAICV representantes do Partido Socialista (PS) português, PS francês, PT Brasileiro, ainda os partidos da CPLP como a Frelimo, MPLA, PAIGC.
Falhas nos cadernos
Questionado sobre a reclamação de militantes que não conseguiram votar nesta eleição do presidente devido ao facto dos nomes não constarem nos cadernos eleitorais, Ramos explicou que muitos desses militantes não actualizaram os seus dados no último recenseamento, por isso houve esse problema. No entanto, adiantou o Secretário-Geral, o PAICV vai dar continuidade à actualização dos cadernos pelo que os recenseadores devem corrigir as anomalias.
ASEMANA.CV-Por Nadine Gomes
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.