Santo Antão: Porto dos Carvoeiros passou a ser chamado Porto Novo há 76 anos
PRAIA-Em Outubro de 1933, o então Governador da Colónia de Cabo Verde, Amadeu Gomes de Figueiredo, determinava, através de uma Portaria, que a povoação de Porto dos Carvoeiros passasse a se chamar “Porto Novo”.
O Governador, no seu despacho, publicado no Boletim Oficial de Cabo Verde nº 41, de 14 de Outubro de 1933, justificava a decisão com o desenvolvimento que a povoação e Porto dos Carvoeiros já registava nessa altura.
“Até onde chegaram já as águas da nascente de Mesa (ficava nas proximidades do Planalto Leste) que se destinam, num futuro próximo, ao abastecimento da navegação que aporta à ilha de São Vicente e ao da sua população ”, fundamentou ainda Amadeu de Figueiredo.
O então Governador de Cabo Verde referiu-se ainda à “importância crescente” que o Porto de Carvoeiros estava a ter para os habitantes da ilha de Santo Antão que “habitualmente” o chamava de “porto”.
Em 1912, Porto dos Carvoeiros foi sede do concelho de Santo Antão.
Mesa fica a sete quilómetros da cidade do Porto Novo.
A nascente de Mesa acabou por desaparecer, aparentemente por causa da seca, nos anos 80, e a então vila do Porto Novo passou, a partir dessa altura, a ser abastecida por água de furos.
Desde Julho do ano passado, esta urbe é abastecida por água dessalinizada, por via osmose inversa.
INFORPRESS-Por JM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.