quinta-feira, 15 de outubro de 2009

FUTEBOL:ELIMINATÓRIAS DA ZONA EUROPEIA PARA A COPA DO MUNDO


Goleada (4-0) a Malta garante Play-off
Carlos Queiroz mantém Pedro Mendes no onze e faz entrar A selecção portuguesa cumpriu o que lhe era pedido e venceu, hoje, (4-0) a equipa de Malta, qualificando-se para o play-off de apuramento para o Mundial-2010.
A Portugal só a vitória interessava e só a vitória garantia a presença nos play-off do próximo mês sem ser preciso fazer contas ou depender de resultados alheios.
O Estádio D. Afonso Henriques vestiu-se de gala com um público vibrante e a equipa correspondeu. Nos primeiros 13 minutos, sucederam-se os remates à baliza maltesa. Havia vontade de marcar e rápido. Nani, titular no lugar de Cristiano Ronaldo, acabou por serenar os ânimos ao marcar aos 13 minutos num pontapé forte e colocado à entrada da área.
Face a um adversário que defendeu sempre colado à própria grande área, Portugal serenou. Continuou a ter mais posse de bola (muito mais posse de bola) e, apesar de atacar menos desenfreadamente, continuou a ser a única equipa com olhos para baliza.
Notava-se que a pressa de chegar à baliza adversária era menor, que Portugal pensava mais o jogo. Em cima do intervalo Simão marcou o segundo golo e logo a abrir a segunda parte Miguel Veloso fez o terceiro.
Com uma vantagem de três golos e 39 minutos pela frente, Portugal podia descontrair finalmente perante a um adversário que foi sempre incapaz de criar qualquer oportunidade de perigo.
Até final, tempo ainda para Edinho marcar o quarto golo em cima do apito final, e para as muitas manifestações de alegria dos adeptos, que até o hino nacional cantaram nas bancadas.

PORTUGAL: Eduardo; Bosingwa, Pepe, Ricardo Carvalho e Veloso; Pedro Mendes, Raul Meireles e Deco; Simão, Liedson e Nani. Suplentes: Beto, César Peixoto, Bruno Alves, João Moutinho, Nuno Assis, Edinho e Nuno Gomes.
MALTA: Hogg; Azzopardi, Scicluna, Said, Hutchinson; Briffa, Pace, Bajada e Emanuel Muscat; Cohen e Mifsud. Suplentes: Mario Muscat, Fenech, Sammut, Mallia, Agius, Failla e Carvana.
Golos: Nani (13), Simão (45), Miguel Veloso (51), Edinho (89)
Saiba com quem Portugal pode jogar no play
São quatro os possíveis adversários de Portugal no play-off de apuramento para o Mundial-2010. Saiba aqui quais são.
Por ser cabeça de série, Portugal poderá jogar apenas com equipas do pote 2, o que tira do caminho França, Rússia e Grécia.
Assim, o adversário da Selecção Nacional sairá do seguinte lote: Irlanda, Ucrânia, Eslovénia e Bósnia-Herzegovina.
O sorteio será realizado já na segunda-feira e os jogos disputados em Novembro
Grupo 2: Suíça na África do Sul e Grécia no playoff

A Suíça apenas precisava de empatar para garantir a passagem directa para o Mundial-2010 e foi mesmo isso que fez na recepção a Israel (0-0). A Grécia derrotou o Luxemburgo (2-1) e cumpriu o objectivo de tentar ao máximo apuramento directo.
No entanto, os gregos tinham de rezar para um deslize dos suíços, pois só assim podiam aspirar ao primeiro lugar do grupo.
Na recepção aos luxemburgueses, os helénicos, com Karagounis a jogar os 90 minutos e Katsouranis no banco (ambos ex-Benfica), venceram por 2-1, mas marcaram os três golos da partida. Primeiro por Torodosis e Gekas, aos 30 e 33 minutos. Um autogolo de Papadopoulos, em cima do apito final, colocou a bola na própria baliza.
A Letónia levou de vencida (3-2) a Moldávia em casa, em jogo que serviu apenas para cumprir calendário.

Grupo 5: Espanha faz o pleno
 Num Grupo em que tudo já estava decidido. A Espanha fez o pleno ao vencer na Bósnia a selecção local por 5-2, somando apenas vitórias nos 10 jogos disputados. Os espanhóis já tinham garantido há muito a passagem directa para o Mundial-2010 e os bósnios um lugar no playoff.
Pique, Silva, Negredo (com um bis) e Mata apontaram os cinco golos da selecção espanhola. A Bósnia reduziu já em tempo de descontos, por Dzeko e Misimovic.
A Turquia recebeu e venceu a Arménia por 2-0, o mesmo resultado do Estónia – Bélgica.
Grupo 6: Ucrânia garante playoff
Uma goleada em Andorra por 6-0 permitiu à Ucrânia garantir o segundo lugar no grupo 6 e assim a presença no playoff de apuramento para o Mundial.
Shevchenko inaugurou o marcador aos 22, não se verificaram mais golos na primeira parte; depois Gusev fez o 2-0 aos 62, Lima dez um auto-golo aos 70 e seguiram-se ainda mais três golos ucranianos: Ratitskiy (80), Seleznyov (81) e e Yarmolenko (83).
De nada serviu à Croácia a vitória por 2-1 sobre o Cazaquistão. Assim, a Ucrânia termina com 21 pontos, a Croácia tem 20.
A Inglaterra recebeu a Bielorrússia apenas para cumprir calendário, pois já tinha garantida a viagem para o Mundial-2010. Os ingleses venceram por 3-0, com um bis de Crouch e um golo de Wright-Philips.

Grupo 8: Itália sofre para derrotar Chipre (3-2)
A Itália, que já está apurada para o Mundial2010, sentiu muitas dificuldades para derrotar o Chipre, numa partida onde chegou a estar a perder por 2-0, em jogo do Grupo 8 de qualificação para a fase final do Mundial2010.
Okkas e Michael colocaram o Chipre a vencer por 2-0, mas Gilardino em 13 minutos apontou três golos e garantiu a vitória da «squadra azzurra».
Depois, a Bulgária goleou a Geórgia por 6-2, golos de Berbatov (3), Petrov (2) e Angelov; Dvalishvil e Kobiaschwili (g.p.). Por último, a Irlanda, que está apurada para o «play-off», empatou em casa diante o Montenegro
Grupo 7: Lituânia (Couceiro) derrota Sérvia (líder)
A selecção da Lituânia, orientada por José Couceiro, terminou a fase de qualificação com uma vitória sobre a Sérvia, que já estava qualificada, por 2-1, em jogo do Grupo 7 de qualificação para a fase final do Mundial2010.
Nos restantes jogos do Grupo 7, a França, que está apurada para o «play-off», recebeu e derrotou a Áustria, por 3-1, golos de Benzema, Henry (g.p.) e Gignar; Janko. Enquanto, o a Roménia venceu as Ilhas Féroé, por 3-1, golos de Apostol, Bucur e Malizu; Bo.

Grupo 4: Alemanha termina com empate
Terminaram dois dos três jogos do Grupo 4, no qual tudo estava definido, com dois empates.
A Alemanha, líder empatou com a Finlândia, 1-1, cedendo o segundo empate da competição e terminando com 26 pontos; a segunda classificada, a Rússia, obteve o mesmo resultado no Azerbaijão e termina com 22.
O País de Gales foi vencer ao campo do Liechtenstein, por 2-0, golos de Vaughan e Ramsey.
 FONTE:ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.