quarta-feira, 14 de outubro de 2009

LASER:Vídeo de Maitê Proença ofende portugueses


Um vídeo realizado pela actriz brasileira Maitê Proença para o programa Saia Justa do GNT está a indignar portugueses e brasileiros e até já originou a criação de um abaixo-assinado na Internet. Por considerar o vídeo ofensivo para o povo português, o primeiro assinante, Filipe Cunha, exige "um pedido claro de desculpas, quer seja por escrito, oral, ou vídeo".
Indignação dos portugueses é compreensível
A ministra Conselheira Carmen Moura confirma ao Expresso que as queixas dos portugueses são cada vez mais e entende "que os portugueses estejam zangados". Carmen Moura acrescenta que lamenta "que uma figura pública tenha feito um vídeo de tão má qualidade". Recorda, porém, que "a liberdade de expressão não impõe censuras".

A Ministra Conselheira afirma ainda que agora é necessário "minimizar" um episódio que classifica como "um lamentável erro de imprensa", estando segura que "não vai afectar as excelentes relações entre Portugal e o Brasil".
Carmen Moura acredita que o vídeo "de mau gosto" não trará consequências de maior aos emigrantes brasileiros a viver em Portugal. "Não podemos dar-lhe uma importância que ele não tem", conclui.
Defesa de Maitê Proença
Por seu lado Maitê defende-se dizendo que não falou “mal de Portugal".
O vídeo da polémica foi filmado em 2007 durante uma passagem da actriz por Portugal e termina com Maitê Proença a cuspir numa fonte.
A actriz brasileira passou por Sintra, pelo Mosteiro dos Jerónimos e junto ao Padrão dos Descobrimentos, erguido na ditadura de Salazar para homenagear os portugueses envolvidos no processo dos Descobrimentos, que segundo a actriz “esteve no poder cerca de 20 anos”.
Maitê manifesta-se ainda indignada pelo facto de o ditador português estar entre os “maiores portugueses de sempre” deixando no ar que os portugueses são “estranhos” por escolherem um ditador.
FONTE:DN.PT/EXPRESSO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.