sexta-feira, 23 de abril de 2010

CV(RTC):A economia Cabo-Verdiana deverá crescer 5% este ano

PRAIA-A economia Cabo-Verdiana deverá crescer 5% este ano e 5,5% no próximo ano, depois de ter crescido 4,1 no ano passado.

A projecção é do Fundo Monetário Internacional e consta do relatório sobre a economia mundial divulgado quarta-feira.
Os dados avançados pelo FMI indicam, também, aceleração do crescimento das economias dos outros países africanos de língua portuguesa.
De acordo com o organismo, os países africanos de língua portuguesa tiveram crescimentos das suas economias mesmo no ano de crise internacional, embora em menor ritmo.
A economia angolana terá, por exemplo, uma forte recuperação este ano, crescendo 7,1%, segundo as estimativas do (FMI) que apontam, ainda, para um crescimento de 8,3 porcento daquele país no próximo ano.
"A diminuição no comércio internacional e nos preços das mercadorias afectou seriamente a África sub-saariana durante a crise, mas a recuperação de ambos está a suportar a retoma da economia nestes países”, sustenta o Fundo no relatório sobre a economia mundial.
No global, a economia mundial, cuja retoma ainda se mantém vulnerável, deverá crescer mais que o esperado este ano, liderada pela China e outras economia emergentes, mas o desempenho da Europa deverá ser bem mais fraco, indica o relatório do FMI.
Para este ano, a instituição espera um crescimento de 10% para a China e 8,8% para a Índia. Para a zona euro a previsão é de apenas um porcento em média.
RTC.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.