quarta-feira, 16 de junho de 2010

CPLP:CIMEIRA A 23 DE JULHO-(EXPRESSO DAS ILHAS)

LISBOA-A VIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se a 23 de Julho em Luanda, Angola, e deverá examinar o pedido da Guiné Equatorial para se tornar membro da organização.
De acordo com uma nota da CPLP, a anteceder a VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da comunidade lusófona vai realizar-se a XVI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros, no dia 22. Um dia antes, decorre a sessão do Comité de Concertação Permanente e a 17 e 18 de Julho a Reunião dos Pontos Focais de Cooperação.
Nesta cimeira, Portugal passa a presidência rotativa de dois anos da organização para Angola. Os trabalhos da cimeira deverão ser dominados pela questão da Guiné Equatorial, que tem o estatuto de observador da CPLP, mas já manifestou a intenção de se tornar membro de pleno direito e de tornar o português língua oficial.
Em Abril, o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, afirmou que a adesão da Guiné Equatorial vai depender da avaliação que os chefes de Estado fizerem sobre as condições para essa integração face aos estatutos responsável lembrou que "o princípio básico para a estruturação da organização é a língua portuguesa, que está na génese do encontro destas diferentes culturas e geografias".
Entretanto, o antigo embaixador da Guiné Equatorial em Angola, Eustaquio Nseng Esono, que cessou funções recentemente, afirmou que a adesão à CPLP "não é só política, há também razões históricas", uma vez que o país "foi, num determinado momento, parte das colónias portuguesas".
EXPRESSO DAS ILHAS(IF)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.