Holanda doa campo de futebol a Joanesburgo
JOANESBURGO-A selecção holandesa de futebol inaugurou um campo de futebol em Joanesburgo. O novíssimo Campo Orange Cruyff fica no bairro pobre de Hillbrow. E Johan Cruyff, o mais famoso jogador do futebol holandês de todos os tempos, também esteve presente à inauguração.
Crianças sul-africanas tocam suas barulhentas vuvuzelas. Quem é Johan Cruyff? Isso elas não sabem. As crianças gritam o nome de Van Persie e Kuijt. Quase toda a selecção holandesa está em Hillbrow, que fica a cerca de 10 minutos do complexo onde a equipa treina para a Copa. A seus pés está o campo com grama artificial e golos cor de laranja.
O campo foi feito, em parte, com doações dos jogadores – 100 mil euros. Ali as crianças do bairro podem jogar e brincar com segurança. Hillbrow é uma ‘township’ (como são chamadas as favelas sul-africanas) conhecida pela criminalidade, violência e drogas. A prefeitura de Joanesburgo tenta renovar o bairro, e o campo de futebol é parte do projecto. E além disso, o campo ajuda a manter as crianças longe da rua.
Integração
”Dizem que este é o pior bairro de todos”, comenta o ex-jogador Johan Cruyff. “E eles agora têm este campo. Os jovens podem se reunir aqui e com isso a integração será mais fácil. Eles têm um campinho para convidar amigos de outros bairros. Este é o quarto campo financiado pela selecção holandesa. Neste ponto, a Holanda é pioneira no mundo.”
O campo fica entre edifícios altos onde muitas famílias moram em pequenos apartamentos. “Normalmente a gente joga na rua”, conta um menino. “Mas agora temos um lugar melhor.”
Ao redor do campo também há grandes postes de iluminação. Isso foi uma exigência do técnico da selecção holandesa, Bert van Marwijk. Ele queria que à noite também fosse seguro jogar no campinho.
Colaboração
A iniciativa para os jovens de Hillbrow é uma colaboração entre a KNVB(Federação Holandesa de Futebol), a embaixada dos Países Baixos e a Fundação Cruyff. O projecto vai além de apenas fazer um campo de futebol bonito para crianças carentes. Ex-jogadores de clubes sul-africanos também são preparados para treinar as crianças. Assim, não só os jovens têm uma oportunidade de crescer no futebol, mas também os ex-jogadores, que muitas vezes estão desempregados.
O jogador da selecção holandesa Dirk Kuijt está de acordo com o projecto. “É uma experiência fantástica poder dar algo desta maneira às crianças e às pessoas da África do Sul, que em geral não têm muita coisa deste tipo na juventude”, diz Kuijt. “Quando você joga com as crianças e vê o prazer que elas demonstram, isso faz te feliz como pessoa.”
RNW-Por Elles van Gelder (Foto: EvG)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.