sábado, 19 de junho de 2010

MOÇAMBIQUE:seis consórcios e petrolíferas para pesquisa de crude

MAPUTO-Seis consórcios e companhias petrolíferas internacionais foram seleccionados no âmbito de um concurso internacional lançado pelo governo moçambicano para a adjudicação de áreas de pesquisa de petróleo e gás.
Foram seleccionados um consórcio dos EUA e Maurícias, um consórcio de Angola e do Reino Unido, um consórcio australiano, uma companhia do Canadá, uma da Noruega e uma da África do Sul, segundo um comunicado de hoje do Ministério dos Recursos Minerais de Moçambique.
"No quadro deste processo competitivo seguir-se-á a avaliação das propostas com base nos critérios apresentados, os quais incluem a competência e capacidade técnica; robustez financeira, bem como saúde, segurança e meio ambiente, bem como os termos económicos oferecidos ao Estado moçambicano", refere o governo.
As companhias seleccionadas vão juntar-se a mais de dez multinacionais já envolvidas em operações de pesquisa de petróleo no centro e norte de Moçambique.
Apesar de até ao momento não haver resultados concludentes relativamente à existência de crude em território moçambicano, a existência de gás tem criado nas empresas petrolíferas a expectativa de que possa haver petróleo, devido à associação que se faz entre os dois hidrocarbonetos.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.