BERLIM-A Alemanha quer incrementar relações com Cabo Verde no sector do turismo e no combate ao tráfico de droga, disse hoje o presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos da África Ocidental e Central, Hartwig Fischer.
Em declarações à Lusa no dia em que o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, inicia uma visita oficial à Alemanha, Hartwig Fischer referiu ainda as infra-estruturas de transportes e o sector energético como áreas em que há boas perspectivas de ampliar a cooperação bilateral.
No que respeita ao turismo, Cabo Verde "já é um destino muito apreciado pelos alemães, não só pela beleza das ilhas, mas também pelas condições de estabilidade económica e de segurança", observou Fischer.
O deputado lembrou que o operador turístico germânico TUI, um dos gigantes do sector, já investiu num grande complexo na ilha do Sal, e outras empresas alemãs também têm feito parcerias com empresas portuguesas e cabo-verdianas.
No que respeita ao combate à droga, Fischer lembrou que, pela sua localização geográfica, Cabo Verde está na rota dos traficantes que actuam entre a América Latina e a América do Sul e a Europa, e não dispõe de meios aéreos, nem de radares, para os detectar.
"Julgo que há alguns navios da marinha portuguesa a fazer este trabalho, mas não basta", referiu Fischer, que se reunirá na quarta-feira no Parlamento Alemão com o presidente de Cabo Verde, para debater este e outros temas.
A Alemanha poderá também dar apoio à ex-colónia portuguesa no domínio das infra-estruturas de transporte entre as várias ilhas, e no sector das energias renováveis, para modernizar a rede de abastecimento local, disse ainda o parlamentar.
Após a sua chegada a Berlim, hoje ao fim da tarde, Pedro Pires será recebido pelo seu homólogo alemão Horst Koehler, no Palácio Bellevue.
Segue-se uma reunião no Parlamento com a Comissão Parlamentar para a África Ocidental e Central, liderada por Hartwig Fischer, e um encontro com o burgomestre Klaus Wowereit, na Câmara Municipal da capital alemã.
Na quarta-feira, Pedro Pires proferirá uma palestra subordinada ao tema "Cabo Verde: um modelo de desenvolvimento africano?" na Fundação Friedrich Ebert.
Na quinta e na sexta-feira, o Chefe de Estado cabo-verdiano visitará, em Hamburgo, o Tribunal dos Direitos do Mar, presidido pelo seu compatriota José Luís Jesus, e deslocar-se-á a Kiel, onde proferirá um discurso sobre energia eólica, no Instituto de Economia Mundial.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.