PARIS-O presidente francês Nicolas Sarkozy está sendo acusado de nepotismo pela oposição e a imprensa internacional. O Partido Socialista critica a indicação de seu filho, Jean Sarkozy, à presidência do Epad, órgão público que administra o conjunto empresarial La Défense, um dos mais importantes da Europa. O jornal inglês The Guardian lembra que o presidente Sarkozy também ocupou o cargo. A imprensa francesa chega a compará-lo ao primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. O governo francês alega que se trata de uma eleição, não de uma nomeação. O cargo pertence atualmente a Patrick Devedjian, membro do UMP, partido de Sarkozy, que está deixando o Epad porque atingiu o limite de idade.
Com apenas 23 anos, Jean Sarkozy está no segundo ano da Faculdade de Direito. Ele já é presidente do Conselho do UMP na região Hauts de Seine, ao lado de Paris. O centro empresarial La Défense, administrado pelo Epad, concentra 2500 empresas e sua área vai passar de 160 para 320 hectares, um projeto que envolve bilhões de euros. Como presidente do UMP em Hauts de Seine, Jean Sarkozy não terá problemas para assumir a presidência do órgão. O partido tem maioria no conselho de administração e sua escolha, cujo anúncio está previsto para o dia 4 de dezembro, deverá ser uma mera formalidade.
Críticas
A indicação teve repercussão negativa. A oposição compara a carreira de Jean Sarkozy à do seu pai, que se tornou prefeito de Neuilly, cidade situada em Hauts de Seine, aos 28 anos. A região é considerada o quartel general da família Sarkozy, tese comprovada, segundo a oposição, pela ascensão política meteórica do filho do presidente. Até mesmo um abaixo assinado surgiu na Internet para impedir que o jovem assuma o cargo no Epad. O site já recolheu 28 mil assinaturas e por conta do número de acessos, acabou saindo do ar por problemas técnicos.
Em entrevista ao Jornal "Le Parisien", Jean Sarkozy alega que ele sempre será criticado, independendemente do que disser, mas um dia antes justificou que conhece bem todos os assuntos que interessam a região, já que é presidente do Conselho.
RFI em Português
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.