A Comissão de Parceria Cabo Verde-Luxemburgo reúne-se hoje pela décima vez para analisar projectos de cooperação em curso no âmbito do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) 2006/10, no valor de 45 milhões de euros.
O encontro, que decorrerá no Luxemburgo, destina-se a avaliar as relações de cooperação, definir as orientações e decidir os grandes eixos de intervenção no domínio da cooperação para o desenvolvimento entre os dois países, designadamente nos domínios económico, financeiro, social, cultural, científico e técnico.
Co-presidida pela ministra da Cooperação e Acção Humanitária do Luxemburgo, Marie-Josée Jacobs, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Brito, a reunião vai estudar todos os projectos em execução, no quadro do PIC, assinado em Outubro de 2005.
Os projectos enquadrados no PIC abarcam os sectores da educação, formação profissional, saúde, ajuda alimentar, água e saneamento, disse fonte oficial.
O apoio para a implementação de projectos nestas áreas específicas enquadra-se no objectivo maior de realização dos Objectivos do Milénio da ONU, contribuindo para a redução da pobreza e a melhoria das condições de vida das populações mais desfavorecidas.
Além da cooperação tradicional, têm sido utilizadas outras modalidades de cooperação, como a multilateral, em parceria com as Nações Unidas, a descentralizada, através do Fundo dos Micro Projectos, e a nível das organizações não governamentais.
No final da reunião, deverá ser assinado o Protocolo de Acordo para o "Projecto de Construção e Equipamento do Liceu de Ponta Verde - Ilha do Fogo", orçado em aproximadamente 4,6 milhões de euros.
Aproveitando a estada no Grão-Ducado, o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano, que acompanhou o presidente Pedro Pires na visita oficial à Alemanha que termina hoje, vai ainda inaugurar a Casa do Cidadão local, além de um encontro com a comunidade cabo-verdiana residente no Luxemburgo.
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.