segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CV:Cabo Verde/Brasil: Ceará pode acelerar processo de cooperação

Cabo Verde/Brasil: Ceará pode acelerar processo de cooperação


O primeiro-ministro, José Maria Neves, admitiu, em Fortaleza, a possibilidade de Cabo Verde acelerar a cooperação com o Brasil, através do Ceará, e anunciou a possível deslocação ao arquipélago do Presidente brasileiro Lula da Silva em 2010.
José Maria Neves cumpriu na semana passada uma agenda que incluiu um encontro com Presidente Lula da Silva em Brasília, autoridades e empresários no Rio de Janeiro e São Paulo, e voltou a destacar a importância do papel do Brasil na pesquisa dos recursos marítimos e na futura exploração petrolífera em Cabo Verde.
O chefe do Executivo reforçou o interesse de Cabo Verde em bens e serviços, “nos domínios da construção civil, engenharia e arquitectura”.
"A visita foi muito produtiva. Há uma grande vontade de cooperar e o próprio presidente Lula deverá visitar Cabo Verde no primeiro semestre do próximo ano”, disse José Maria Neves à Agência Lusa.
“Considero que vamos dar grandes saltos nos próximos anos”, afirmou o primeiro-ministro, ao sublinhar que deseja que as empresas brasileiras tenham uma participação mais importante na modernização das infra-estruturas de Cabo Verde.
De acordo com o primeiro-ministro cabo-verdiano, as “relações comerciais com o Ceará são muito boas” e quando abriu a linha aérea, da TACV - Cabo Verde Airlines, com Fortaleza “criou os alicerces para um relacionamento comercial mais forte”.
“Com a crise houve uma redução global nas importações em Cabo Verde, mas considero que estamos a criar as condições para a retoma das importações do Ceará e do Brasil”, disse José Maria Neves.
Separado de Cabo Verde por três horas e 40 minutos de voo, quase o mesmo tempo de viagem entre Fortaleza e São Paulo, e com um histórico de negócios de 10 anos, o Ceará regista em 2009 uma quebra de 93 por cento nas exportações para o país, enquanto que no Brasil o recuo foi de 33 por cento.
Segundo o primeiro-ministro, há uma multiplicidade de causas que justificam a aproximação entre Cabo Verde e o Ceará. A proximidade, a identidade cultural, o facto de haver produção que satisfaz o mercado cabo-verdiano e a competitividade que permitem a retoma da dinâmica anterior.
Cabo Verde anunciou que a companhia aérea TACV, com um voo semanal para Fortaleza, está a estudar o aumento da frequência “para permitir que empresários possam deslocar-se a Cabo Verde e permanecerem menos dias”.
As novas ligações devem começar em Março de 2010, disse à Lusa o delegado da TACV no Ceará, José Luís de Sá Nogueira.
Sapo.cvInforpress/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.