terça-feira, 13 de outubro de 2009

CV:Santa Catarina é palco central do Dia Nacional da Cultura


ASSOMADA-Arrancou ontem segunda-feira o programa comemorativo do Dia Nacional da Cultura -18 de Outubro-, e que este ano vai decorrer sob o “Signo da Tradição”.
Este ano, o concelho de Santa Catarina de Santiago e o Centro Cultural Norberto Tavares de Assomada assumem o palco central das actividades do Dia Nacional da Cultura, depois da Brava, S. Vicente e Praia. O programa começa com o Ministro da Cultura, Manuel Veiga, a visitar estruturas de interesse histórico e cultural da ilha de Santiago: Igreja de Nossa Senhora da Luz, em São Domingos; Escola da Música de Santa Cruz; Igreja de São Miguel; Centro Cultural Pó-di-terra, e a Escola/ atelier de artes e ofícios do artesão Simplício, em Trás-dos-montes, Tarrafal.

Para hoje, terça-feira, Manuel Veiga, depois de uma conferência de imprensa sobre o Dia Nacional da Cultura, vai passar em revista as estruturas culturais do Concelho de Santa Catarina, como Centro Tradicional de Olaria de Fonte Lima; a Obra de Recuperação de uma Casa de Morgado para a Instalação do Museu de Tabanka em Chã de Tanque; o Memorial de Ribeirão Manuel e a Oficina do Sr. Henrique, em João Dias.

As actividades culturais propriamente ditas só vão dar o ar da sua graça no dia 14, com a apresentação do projecto de Olaria em Cabo Verde, pelo Centro Interpretativo de Fonte Lima e especialistas do Instituto de Investigação e do Património Cultural. Oleiras de Fonte Lima, Trás di Monti e Rabil (Boa Vista) vão demonstrar as técnicas da olaria tradicional cabo-verdiana no Centro Cultural Norberto Tavares. A exposição do artesanato feito com barro, terá obras de Fontilima, Trás di Monti, Grupu di Rabeladus, S.Vicente, S.Antão, Fogo, Boavista, e Brava.
Mas não só de barro vai ser a arte, pois uma exposição de artes plásticas e festas tradicionais também deve marcar a data.
No dia 15 de Outubro acontece uma mini-feira de livros caboverdianos no Centro Cultural Norberto Tavares, de Assomada.

O programa para comemorar o Dia Nacional da Cultura prossegue na próxima sexta-feira 16, com uma Palestra sobre a Normalização da Língua Caboverdiana para a Escrita, a ser proferida por Emanuel de Pina. Já a Conferência sobre A Tradição Oral, a cargo de Tomé Varela da Silva, acontece sábado 17 na Escola Napoleão Fernandes, em Cruz Grande.
Ainda no dia 17, haverá uma Feira de gastronomia, um Festival de batuku, kombérsu sabi, teatro e contos tradicionais; actuações das batukaderas de Santa Catarina, com Gil Moreira, e do grupo teatral Otaca, na Praça Gustavo Monteiro. Uma sessão de homenagem a alguns tradicionalistas e o anúncio dos vencedores dos prémios culturais dos concursos promovidos pelo Ministério da Cultura em 2009, nomeadamente o Prémio Pantera – Descoberta de Talento Jovem; Prémio Pedro Cardoso; e Bolsa de Criação Cultural. Para fechar esta grande festa cultural, que comemora o Dia Nacional da Cultura sob o signo da tradição, haverá na tarde do próximo domingo, 18 de Outubro, um desfile de tabanka pelas principais artérias da cidade de Assomada. Para tudo terminar em grande, com uma “rapikada” de Ferro e Gaita.
Fonte:Asemana.cv

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.