Elinor Ostrom é a primeira mulher a receber o prémio Nobel da Economia, juntamente com Oliver Williamson, pelos seus trabalhos sobre "governação económica", anunciou hoje o Comité Nobel.
O prémio Nobel da Economia foi hoje atribuído a dois economistas americanos, entre os quais está a primeira mulher a receber o galardão. Elinor Ostrom e Oliver Williamson receberam o Nobel pelos seus trabalhos no âmbito da "governação económica", anunciou hoje o Comité Nobel.
Segundo o Comité Nobel, Elinor Ostrom (à esquerda na foto), da Universidade de Indiana, "demonstrou como as propriedades podem ser eficazmente geridas por associações de utentes". Elinor Ostrom "desafiou a ideia convencional de que a propriedade comum é mal gerida e devia ser regulada por autoridades centrais ou privatizada". A laureada estudou economias geridas por utentes, como reservas de peixe ou pastagens.
Oliver Williamson (à direita na foto), da Universidade de Berkeley, na Califórnia, "mostrou que os mercados e as organizações hierárquicas, à imagem das empresas, têm estruturas de gestão alternativas que diferem na forma de resolver conflitos de interesses".
Elinor Ostrom é a primeira mulher a receber o prémio Nobel da Economia.
Oficialmente denominado "prémio do Sveriges Riksbank para as Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel", o Nobel da Economia é o único prémio que não estava previsto no testamento do industrial e filantropo sueco Alfred Nobel.
O prémio Nobel da Economia, atribuído desde 1969, é financiado pelo banco central sueco. No entanto, a sua atribuição funciona exactamente como a dos outros prémios, sendo decidida pelo Comité Nobel. O valor do prémio é de 970 mil euros, partilhados pelos laureados.
Entre os 64 laureados com o Nobel da Economia desde 1969, 45 são norte-americanos.
Esta "temporada" de atribuição de prémios Nobel está também a ser marcada por uma grande quantidade de laureados norte-americanos, já que 11 dos 13 vencedores têm esta nacionalidade.
DN.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.