WASHINGTON-O Presidente norte-americano fez esta tarde um breve discurso no jardim da casa branca,sobre a distinção com o Prémio Nobel da Paz 2009. Manifestou a sua supresa mas disse recebê-lo "com profunda humildade".
"Sinto que não mereço este prémio", mas "aceito-o como um apelo à acção para os desafios globais do século XXI", disse Barack Obama no discurso que proferiu esta tarde na Casa Branca, a primeira reacção pública à atribuição do Nobel da Paz.
"Recebo a decisão do comité Nobel com surpresa e profunda humildade", disse, acrescentando: "para ser sincero, penso que não mereço estar na companhia de tantas personalidades que transformaram a sua época e que foram distinguidas com este prémio", afirmou.
"Aceitarei esta recompensa como um apelo à acção, um apelo lançado a todos os países para que façam frente aos desafios globais do século XXI", desafiou o Presidente norte-americano.
Barack Obama foi esta manhã(5 horas da manhã nos Estados Unidos) galardoado com o Prémio Nobel da Paz 2009, que consiste numa medalha, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas (cerca de 980 mil euros).
Obama foi anunciado pelo Comitê Nobel como ganhador do prêmio devido aos seus esforços diplomáticos pela não-proliferação nuclear e pela paz.
O Presidente norte americano anunciou entretanto que se deslocará a Oslo a 10 de Dezembro, data da entrega do galardão e que coincide com a do aniversário da morte do seu mentor, o industrial e filantropo sueco Alfred Nobel.
Com Sic e Agências
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.