sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CV:Lisboa: gala de artistas cabo-verdianos homenageia Manuel d' Novas


LISBOA-Gala de Homenagem a Manuel d' Novas, é assim que se irá chamar o grande espectáculo onde os artistas cabo-verdianos radicados em Lisboa irão homenagear Manuel d' Novas, aquele que é considerado um dos maiores compositores cabo-verdianos do século XX.

Nomes como Bana, Titina, Tito Paris, Nancy Vieira, Dany Silva, Celina Pereira, Ana Firmino, Zenaida Chantre irão desfilar, no próximo dia 6 de Fevereiro, no Fórum Lisboa, avenida de Roma, interpretando obras do malogrado compositor.
A festa é organizada pela Associação Cabo-verdiana de Lisboa. De acordo com o presidente da direcção, Alberto Rui Machado, os artistas "aderiram prontamente à ideia, até porque a maioria fez a sua carreira graças às mornas e coladeiras de Manuel d' Novas".
A Gala conta ainda com os apoios da embaixada de Cabo Verde em Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, da UCCLA e do próprio Fórum Lisboa.
As mais de 300 composições deixadas pelo compositor integram quase todos os discos gravados por artistas, a partir dos anos sessenta e setenta, entre eles Cesária Évora e Bana. Um reportório que retrata, quer no estilo da morna como da coladeira, o dia a dia da ilha de São Vicente e as angústias da vida dos emigrantes das ilhas.
Natural da ilha de Santo Antão, Manuel d´Novas, de seu nome verdadeiro Manuel Jesus Lopes (antigo membro da tripulação do navio "Novas de Alegria"), ficou conhecido por coladeiras como "Vra Tchif", "Morte de um Tchuc" "Avenida Marginal" e mornas históricas como "Sina de um Criol", "Si bo ca crê uvi Morna".
A beleza da harmonia e a sátira e mordacidade das suas letras, numa análise crítica da sociedade da sua ilha adoptiva, tornaram-no no que o poeta Corsino Fortes designou por "O verdadeiro sociólogo de São Vicente".
Manuel d´Novas morreu em Setembro de 2009, aos 71 anos, vítima de complicações decorrentes do acidente vascular cerebral (AVC) que sofrera três anos antes em Portugal.
SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.