segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CV:Presidência da República: Jorge Carlos Fonseca (quase) candidato


LISBOA-Candidato derrotado nas eleições de 2001, Fonseca sabe que a sua candidatura dependerá do apoio de um grande partido nacional. E apesar de não ser dirigente partidário, o jurista não esconde que gostaria de ter o apoio inequívoco do Movimento Para a Democracia (MpD), actualmente na oposição, para além de piscar o olho a sectores independentes da sociedade.

Apesar de a sua inequívoca vontade e disponibilidade para o cargo ter sido relativizada por Carlos Veiga, actual líder do MpD, o certo é que políticos de peso, como Isaura Gomes, presidente da Câmara Municipal de São Vicente, já declararam o seu apoio a Jorge Carlos Fonseca, para além de largos sectores da juventude do país.
Antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do primeiro governo do MpD, Fonseca reúne simpatias de vários os quadrantes da sociedade cabo-verdiana, e é considerado o melhor jurista de Cabo Verde, com um curriculo académico invejável. Foi um dos protagonistas da transição democrática de 1991 e um dos responsáveis pela entrada de Cabo Verde para o Conselho de Segurança da ONU.
A candidatura de Fonseca às próximas eleições presidenciais de 2011, aliada à corrida de Carlos Veiga ao cargo de Primeiro-Ministro é vista, pela oposição, como uma frente "de peso" ao regresso do MpD e seus apoiantes ao poder, quase duas décadas depois.
A sua vasta experiência e prestígio académico, aliado ao facto de ser também um dos poetas de referência das ilhas, é visto como um potencial "aglutinador de vontades" de todos os que sonham com um presidente eleito pelo eleitorado centro-direita do país.

A pré-candidatura de Jorge Carlos Fonseca vem-se desenvolvendo em torno de encontros no país e na diáspora, com destaque para a conferência sobre o dia 13 de Janeiro, realizada, o último fim-de-semana, em Lisboa. O próprio já manifestou publicamente a sua vontade em avançar, dizendo: "“Acho que tenho as condições para vestir o ‘fato constitucional’ de Presidente da República".
Jurisconsulto e Professor Universitário, Jorge Carlos Fonseca é actualmente Professor Auxiliar e Presidente do Conselho Directivo do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1991 e 1993, no primeiro Governo da II República, Secretário-Geral (1977-1979) do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e Director-Geral da Emigração (1975-1977). Investigador e Autor de várias obras, tem uma obra poética de grande prestígio, com dois livros publicados, sendo a referência nacional da poesia surrealista.
Sapo.cv-Por Joaquim Arena

1 comentário:

  1. Apoio 100% para a candidatura do Sr. Doutor Jorge Carlos Fonseca

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.