sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

HOLANDA:A Holanda recende a ‘oliebollen’


Nos últimos dias, a Hollanda recende a ‘oliebollen’, um bolinho frito, tradicional das festas de final de ano. Esta receita é preparada há séculos nos últimos dias de cada ano. Segundo a tradição, os holandeses se ‘armam’ com esta delícia oleosa para os meses mais frios, janeiro e fevereiro.
Mas a tradição se transformou nos últimos anos em verdadeira mania. Antigamente, cada família tinha sua própria receita. Hoje em dia, poucas pessoas apreciam o cheiro de fritura em casa ou têm tempo para fazer a massa.
Os holandeses que ainda preparam seus próprios ‘oliebollen’ podem falar durante horas sobre a temperatura ideal do leite e dos ovos, sobre quanto fermento é preciso pôr e que aposento da casa é o melhor para a massa crescer.
Mas atualmente os ‘oliebollenbakkers’ - fritadores profissionais de bolinhos de óleo - assumiram em grande parte este trabalho. Nas padarias, supermercados e em barraquinhas especiais nas esquinas pode-se comprar os bolinhos para a noite de Ano Novo.

Todos os anos, uma semana antes do fim do ano, o jornal Algemeen Dagblad faz o ‘teste nacional de oliebollen’, no qual ‘especialistas’ experimentam bolinhos de todo o país e selecionam qual o melhor. Todos ficam aguardando o resultado. E o estabelecimento que vence o teste pode contar com um enorme aumento nas vendas. Já os perdedores têm que enfrentar a ‘vergonha pública’, muitas vezes com um duro julgamento: “nem porcos comeriam isto” ou “estes não são ‘oliebollen’, são bolinhos de lixo”.
Para os conhecedores: os melhores ‘oliebollen’, segundo o Algemeen Dagblad, são os de Roterdão, e os piores os de Leiden.

Receita de ‘oliebollen’ – bolinhos de óleo holandeses
Ingredientes:
500 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
30 gramas de fermento para pão
4,5 dl de leite morno
1 colher de chá de açúcar
1 ovo
panela de fritura com óleo
Preparo:
Dissolva o fermento na metade do leite e misture aí o açúcar. Deixe em um local quente, até que surjam bolhas na superfície. Peneire a farinha e o sal em uma tigela. Faça um ‘buraco’ no meio da farinha e despeje ali o leite com fermento e açúcar. Bata com cuidado na batedeira até que se forme uma massa lisa. Coloque então o ovo e o resto do leite na mistura e bata mais um pouco. Coloque um pano de prato úmido sobre a tigela e deixe a massa crescer por mais ou menos uma hora em um local quente.
Fritura:
Esquente o óleo até 170 graus Celsius. Mas atenção: se o óleo estiver quente demais, os bolinhos ficam duros. Peque duas colheres e unte com um pouco de óleo. Use as colheres para dar forma aos bolinhos, pegando a massa da tigela e colocando as colheradas no óleo, com as duas colheres. Não frite mais que 6 ou 8 bolinhos de uma vez e preste atenção na cor. Depois de mais ou menos 8 minutos, quando os bolinhos chegarem à cor marrom-dourada desejada, retire-os com uma escumadeira. Deixe escorrer em uma peneira ou papel absorvente, e continue a fritar os próximos.
Experimente de vez em quando, para controlar se os bolinhos estão bem cozidos por dentro. Se não estiverem, deixe fritar por mais tempo. Se os bolinhos estiverem bem fritos por fora, mas crus por dentro, é porque o óleo está muito quente.
Sirva com açúcar de confeiteiro.
Fonte:Rádio Nederland(RNW)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.