O noivado de seu irmão, Theo, pode ter sido um dos motivos para que Vincent Van Gogh cortasse sua orelha. Esta hipótese foi divulgada pelo jornalista e crítico de arte britânico Martin Bailey na revista ‘The Art Newspaper’.
No dia 23 de dezembro de 1888, Vincent Van Gogh cortou um pedaço de sua orelha. Ele o levou mais tarde a uma prostituta em um hotel em Arles, no sul da França, onde vivia na época. Van Gogh faleceria um ano e meio depois por causa das complicações de uma tentativa de suicídio.
A mutilação de sua orelha é frequentemente motivo de discussão e pesquisa. O britânico Martin Bailey encontrou um novo fato que pode ter motivado a ação. No dia em que Van Gogh cortou sua orelha ele tinha recebido uma carta de seu irmão, Theo, sobre seu noivado, que aconteceria em breve.
Ambivalente
”Acho que ele tinha sentimentos ambivalentes sobre o noivado”, diz Martin Bailey, de Londres, em entrevista à Radio Nederland. “Por um lado ele era muito dependente de seu irmão, tanto financeira como emocionalmente. Eles tinham um ótimo relacionamento e Theo apoiava Vincent financeiramente em sua carreira. Acredito que ele teve medo de que receberia menos atenção do irmão. Por outro lado, é claro que ele queria que seu irmão fosse feliz.”
Martin Bailey cita em seu artigo uma carta de Theo a sua noiva, Jo Bonger. Theo havia visitado seu irmão no hospital, onde ele foi atendido por causa do ferimento na orelha. Embora o pintor estivesse muito confuso, ele sabia exatamente quem era Jo e que ela se casaria com Theo. Ele aprovou o casamento, mas destacou que o casamento não é a única coisa importante na vida. Assim escreveu Theo a sua noiva.
Selos
Bailey acha marcante que Vincent van Gogh nas semanas seguintes tenha pintado uma carta de seu irmão em sua ‘Natureza morta ao redor de um prato com cebolas’. “Em primeiro plano na pintura há um envelope, endereçado a Vincent em Arles, com a letra de seu irmão. Uma pesquisa dos selos mostrou que a carta vinha de Montmartre, onde Theo morava. Também se pode ver um selo que na época era usado para as festas de Natal. Acredito que está é a carta em que Theo escreve que estava apaixonado por Jo“, comenta Bailey. “Mais tarde Vincent se acostumou à ideia do noivado. Mas o fato de que ele tenha pintado justamente esta carta é interessante.”
Martin Bailey tem muitos textos publicados sobre arte, principalmente sobre Vincent Van Gogh. Mas ele não afirma que a carta de Theo sobre o noivado tenha sido o único motivo para a mutilação. “A história é complicada. Van Gogh era complicado. Não acho que exista apenas um motivo. Acredito que foi um conjunto de situações que o levou a cortar sua orelha.”
Especulação
A pesquisadora Nienke Bakker, do Museu Van Gogh, em Amsterdã, tomou conhecimento da teoria de Martin Bailey. A parte sobre o selo postal vem de uma pesquisa feita pelo próprio museu para a mais recente publicação das cartas, mas as conclusões de Bailey são, no mais, “pura especulação”, diz Bakker. “Van Gogh tinha justamente estimulado seu irmão a encontrar uma mulher e formar uma família. Nós simplesmente não sabemos por que ele cortou sua orelha, mas não podemos esquecer que Van Gogh, naquele momento, estava muito abalado psicologicamente. Não se pode dar uma explicação racional”, segundo a pesquisadora.
No início deste ano, cientistas alemães argumentaram que o pintor Paul Gauguin teria cortado a orelha de Van Gogh, acidentalmente, durante uma briga. Esta teoria tem poucos adeptos. Em geral, supõe-se que Van Gogh tenha ficado abalado depois de uma briga com Gauguin, mas também que estava instável por causa de problemas físicos e emocionais.
RNW-Por Philip Smet
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.