terça-feira, 1 de junho de 2010

CV(EXPRESSO):Daniela Mercury, Tito Paris e Targino Gondim juntos na Gamboa

 PRAIA-Os artistas brasileiros, Daniela Mercury e Targino Gondim e o cabo-verdiano, Tito Paris vão estar juntos na próxima quarta-feira, 02 de Junho, na praia da Gamboa, num espetáculo, das 21h00 às 24h00, "oferecido" pelo Brasil e integrado nas comemorações dos 550 anos da descoberta de Cabo Verde e do 35.º aniversário da Independência Nacional.
O espectáculo domina-se de "Claridália", que é a junção de "Canibália", nome da actual digressão de Daniela Mercury, e "Claridade", importante movimento cultural cabo-verdiano de meados do século XX.
Daniela Mercury, que vai actuará pela segunda a vez em Cabo Verde, depois de passar pelo maior festival de música das ilhas - Baía das Gatas, em São Vicente vai apresentar o espetáculo formatado para a digressão intitulada "Canibália", que arrancou em Junho de 2009 e que se estende ao longo de três anos.
Já o "mestre da sanfona" brasileiro Targino Gondim deverá apresentar os temas dos seus dois discos, ambos de 2006, "Canções Joaninas" e "Forró pra Todo Lado". "Homem do baião, estilo regional do nordeste brasileiro desde que nasceu, Targino conseguiu levar essa música regional ao Grammy de Melhor Canção Latino-Americana, em 2001. É seguidor de Luís Gonzaga, o eterno rei do baião, e Dominguinhos" escreve, em nota o Centro Cultural Brasileiro.
Por outro lado, Tito Paris apresentará o repertório que tem interpretado para diferentes públicos, tanto em Cabo Verde como no exterior, baseado essencialmente na "coladeira" e "morna".
Segundo, a mesma nota do Centro Cultural Brasileiro, o espectáculo acontece no momento em que Cabo Verde recebe a visita oficial do ministro da cultura do Brasil, Juca Ferreira. Durante a visita, o ministro entrega a Cidade Velha o certificado de Patrimônio Universal da Humanidade, anunciado pela Unesco no ano passado.
O evento é uma realização da organização não governamental CIPS, com o apoio da Fundação Palmares (Brasil), Governo de Cabo Verde, Câmara Municipal da Cidade da Praia e do Centro Cultural Brasileiro na capital cabo-verdiana.
FS, Expresso das Ilhas

1 comentário:

  1. é muito bom saber que o Brasil esta valorisando os artistas regionais, como o Targino gondim. ele é o luiz Gonzaga do NASCIMENTO, É O REI DO bAIÃO, HOJE NA ATUALIDADE ECLARO QUE DEPOIS DE
    DOMIGUINHOS...

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.