PRAIA-O governo cabo-verdiano assinou com a empresa portuguesa Martifer Solar um contrato para fornecimento e instalação de dois parques solares fotovoltaicos nas ilhas do Sal e Santiago
Os dois projectos estão orçados em cerca de 30 milhões de euros e serão, na data da sua inauguração, "as duas maiores centrais fotovoltaicas do continente africano", segundo uma nota do Ministério da Economia, crescimento e Competitividade cabo-verdiano (MECC).
A central do Sal, a ser instalada este ano, terá uma capacidade de 2,5 Megawats (MW), com a possibilidade de ampliação em mais 2,5 MW na segunda fase, até 2014. Já a central de Santiago terá 5 MW de potência.
As duas centrais solares fotovoltaicas contribuirão com cerca de quatro por cento da electricidade total produzida em todo o arquipélago e evitarão a emissão de 13 mil toneladas por ano de C02 equivalentes, ainda segundo a nota do MECC.
O MECC assinou hoje também um contrato com a empresa Gesto Energia, S.A, do Grupo Martifer, para a prestação de serviços de consultoria e assistência técnica, com vista à aplicação de um plano energético renovável em Cabo Verde.
O contrato visa igualmente um plano de acção e de investimentos em infra-estruturas, de um atlas das fontes de energia renováveis e de capacitação institucional e adequação do quadro legal existente.
Prevê-se ainda no âmbito deste contrato a prestação de serviços de assistência técnica especializada nos processos de aplicação, ainda durante 2010, de projectos-piloto nas áreas de micro-produção solar nas principais povoações de Cabo Verde e de iluminação pública solar em algumas ilhas.
O protocolo prevê também a realização de estudos de viabilidade técnico-económica para a instalação de uma central geotérmica na ilha do Fogo.
OJELUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.