PRAIA-O primeiro-ministro, José Maria Neves, considerou hoje que um dos grandes desafios de Cabo Verde, neste momento, é a delinquência juvenil e os níveis de violência e de criminalidade, praticados por grupos de jovens conhecidos por “thugs”.
Para o chefe do Governo, que endereçava ao Presidente da República, Pedro Pires, os cumprimentos de Ano Novo, a “situação é complexa” e que um “feixe de causas” a justifica.
JMN enumerou uma série de medidas legislativas, sociais e de fundo que o governo tem tomado para combater as desigualdades e todas as formas de exclusão social, com o fito de, se não banir, pelos menos reduzir no arquipélago os fenómenos da delinquência juvenil e da criminalidade.
Junto com esses medidas, o Governo lança um apelo a todos no sentido de se criar, à semelhança da Aliança para o Desenvolvimento Social, uma grande coalização de combate à violência em Cabo Verde, e que todos assumam as suas responsabilidades.
“E é momento de convocarmos os valores da tolerância, da não-violência, do diálogo, do respeito pela família, pelas instituições, pelas autoridades. É momento de cada um de nós prestarmos atenção às nossas atitudes, aos nossos discursos, à nossa acção”, alertou o primeiro-ministro.
Por outro lado, a criação de emprego, de acordo com o chefe do executivo, continua a ser a prioridade do Governo, sendo que as áreas da agricultura, energias renováveis, tecnologias de comunicação e de informação e da industria cultural podem abrir caminho a novas oportunidades de negócios e de criação de empresas e de emprego.
INFORPRESS.CV-Por ZS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.