quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

USA:Obama assume responsabilidade por falhas de segurança


WASHINGTON-O Presidente norte-americano voltou hoje a falar sobre o atentado falhado de dia de Natal para assumir as suas responsabilidades pelo lapso de segurança e anunciar medidas.
“Eu estou menos interessado em passar a culpa para outros do que em aprender e corrigir esses erros para termos mais segurança. Em última instância, a responsabilidade é minha”, afirmou Barack Obama, numa declaração na Casa Branca.
“Como Presidente, eu tenho a responsabilidade solene de proteger a nossa nação e o nosso povo e, quando do sistema falha, a responsabilidade é minha”, referiu.
A investigação ao ataque contra uma avião da Delta Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão e Detroit, foi concluída e aponta falhas a vários níveis, a começar pelos serviços secretos.
Para reforçar a segurança e evitar novos ataques, Barack Obama anunciou que as listas de suspeitos de terrorismo vão ser melhoradas, mais rigorosas e aumentadas.
Umar Farouk Abdulmutallab, o nigeriano que tentou fazer explodir o avião da Delta Airlines, já estava referenciado como suspeito de actividades extremistas, no entanto, não foi colocado na lista negra de pessoas que não podem entrar nos EUA.
A Casa Branca vai também rever o processo de emissão de vistos de entrada no país e os critérios para a sua revogação.
Entre outras medidas, os Estados Unidos vão generalizar a utilização de scanners corporais nos aeroportos, para tentar impedir que os terroristas escondam explosivos ou armas junto ao corpo.
O Governo norte-americano vai também dialogar com os outros países com vista ao reforço das medidas de segurança na aviação internacional.
O relatório sobre o atentado falhado de dia de Natal concluiu que os serviços secretos falharam ao não dedicaram recursos suficientes para combater a ameaça terrorista no Iémen e o grupo Al-Qaeda na Península Arábica.
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.