quarta-feira, 21 de abril de 2010

UE:EUROPA DEVE NORMALIZAR VOOS NO OCNTINENTE

Força da erupção é 20% do que era no sábado, diz Defesa Civil da Finlândia.
A erupção do vulcão islandês da geleira de Eyjafjalla perdeu intensidade e está estável, informou às agências internacionais de notícias nesta quarta-feira (21) um porta-voz da Defesa Civil da Islândia. “Segundo nossas últimas informações, a potência da erupção é de 20% do que era sábado (17)”, disse Ingveldur Thordardottir à agência de notícias France Presse.
A Agência de Avião Europeia (Eurocontrol) já estimava nesta terça que 75% do espaço aéreo europeu estaria livre de restrições após seis dias de caos aéreo, e que a rotina nos aeroportos deveria ser normalizada. O presidente da Organização Internacional de Aviação Civil, Roberto Kobeh Gonzalez, disse na terça-feira (20) que é seguro voar sobre a Europa.
As empresas aéreas estimam o prejuízo em ao menos US$ 1,7 bilhões, informou um grupo industrial nesta quarta.
Inglaterra
O aeroporto de Heathrow, em Londres, o principal da região, foi reaberto na terça-feira (20), após cinco dias fechado. As operações foram retomadas pouco depois de o governo do Reino Unido ter anunciado que iria levantar as restrições à maior parte do espaço aéreo do país.
França
Os aeroportos franceses gradualmente estão voltando ao normal. As operações devem cobrir todos os voos de longo curso, e 60% dos voos programados para esta quarta devem ser confirmados. A Air France anunciou que colocará no ar todos seus voos de longa distância.
Finlândia
A Autoridade da Aviação Civil da Finlândia autorizou a abertura de seu espaço aéreo pelo menos até às 15 h (9h em Brasília). Quase todos os aeroportos do país deverão retomar as operações nas próximas horas. As exceções são Mariehamn e ilhas Aland.
O principal aeroporto do país, Helsinque-Vantaa, está operacional. Ao menos turistas finlandeses presos no sul da Europa poderão voltar para casa.
Alemanha
O espaço aéreo alemão também está aberto na sua totalidade, informou a Agência Federal da Aviação. Onze dos 16 aeroportos internacionais na Alemanha, incluindo Frankfurt - primeiro do país e terceiro na Europa -, retomaram as operações nas primeiras horas do dia.
Voos também foram retomados na Bélgica, Holanda, Dinamarca Áustria, Irlanda, Itália, Noruega, Polônia e Suíça.
Apesar da reabertura do espaço aéreo europeu, há filas em muitos aeroportos, como os de Londres, Paris e Madri. Mais de 95 mil voos foram cancelados na Europa durante o caos aéreo.
Do G1, com agências internacionais-Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.