quarta-feira, 21 de abril de 2010

USA/CV:Subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA visita Cabo Verde

William J. Burns, subsecretário de Estado norte-americano para os Assuntos Políticos, chega no domingo a Cabo Verde no final de um périplo por sete países africanos, devendo abordar, na Cidade da Praia, a questão do narcotráfico e do apoio público ao desenvolvimento do arquipélago.
Numa nota do Departamento de Estado norte-americano é referido que William J. Burns terá, em Cabo Verde, última etapa do périplo, encontros com os ministros cabo-verdianos da Defesa, Cristina Lima, e dos Negócios Estrangeiros, José Brito.
No documento é salientado que Cabo Verde é um dos "fortes parceiros" dos EUA na luta contra o tráfico de droga e que tem o apoio de Washington na implementação do pacote financeiro do Millennium Challenge Corporation (MCC), entidade norte-americana de ajuda pública ao desenvolvimento.
Trata-se da segunda visita de alto nível que a administração norte-americana efectua a Cabo Verde, após a realizada em Agosto de 2009 pela secretária de Estado Hillary Clinton.
O segundo pacote financeiro do MCC - o primeiro, no valor de 119 milhões de dólares (87,4 milhões de euros) foi concretizado entre 2005 e 2010 - deverá ser assinado antes do início do ano fiscal norte-americano, afirmou recentemente o director executivo do MCC, Daniel Yohannes, que também visitou Cabo Verde este ano.
Cabo Verde é o primeiro dos países de rendimento médio a receber ajuda económica para o desenvolvimento norte-americana, concretizada através do Millennium Challenge Account (MCA-Cabo Verde).
No que respeita ao combate ao narcotráfico o arquipélago tem sido alvo de apoio logístico, material e financeiro distribuído por vários programas, tendo já sido efectuados vários exercícios militares conjuntos de patrulhamento da zona costeira.
Antes de Cabo Verde, segundo a nota, Burns estará em Angola, onde, na capital, vai analisar com as autoridades locais "aspectos da cooperação nos sectores de energia e segurança entre outras questões de interesse mútuo", estando ainda prevista a assinatura de um acordo bilateral na área de transportes aéreos.
O périplo de Burns, que começou segunda-feira no Senegal, seguindo-se, depois a Libéria, Angola, África do Sul, Namíbia, Nigéria e Cabo Verde, visa ampliar as relações com seus principais parceiros africanos nos domínios da democracia, desenvolvimento económico sustentável, saúde, educação, paz e segurança.
Em Dacar Burns foi já recebido pelo presidente senegalês, Abdoulaye Wade, com quem discutiu as reformas democráticas em curso e a cooperação na luta contra o terrorismo e narcotráfico.
Em Monróvia Burns reunir-se-á com a presidente liberiana, Ellen Johnson-Sirleaf, para analisar os esforços de desenvolvimento e estabilidade política do país.
Após Luanda, e já em Joanesburgo, o governante norte-americano discutirá questões ligadas ao recentemente lançado "Diálogo Estratégico entre EUA e África do Sul", que prevê o reforço da cooperação em áreas essenciais como saúde, educação, segurança alimentar, comércio, investimento, energia e não-proliferação de armas.
Depois Burns seguirá para Windhoek, onde é recebido pelo presidente namibiano, Hifikepunye Pohamba, para analisar os êxitos e desafios na luta contra o HIV/SIDA, a promoção da democracia e da prosperidade e a implementação do programa do MCC do Millennium Challenge Corporation (MCC) na Namíbia.
Na penúltima etapa do seu périplo na Nigéria William Burns reúne-se com o presidente interino nigeriano, Goodluck Jonathan, não adiantando a nota qualquer indicação sobre os assuntos a debater.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.