quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Holanda:Cada vez mais brasileiros no País

A Holanda tem recebido um número cada vez maior de brasileiros - legais e ilegais. Nos últimos anos, o número de imigrantes brasileiros vivendo legalmente no país cresceu muito, indo de 8913 em 2000 para 14823 em 2008 – um aumento de 66%. E estima-se que o número de ilegais tenha crescido em ordem ainda maior.
Em pesquisas do Gabinete Central de Estatística (CBS) para o Serviço de Imigração e Naturalização da Holanda, os brasileiros também aparecem entre as dez nacionalidades que mais pedem o chamado MVV – Machtiging tot voorlopig verblijf, a autorização para permanência temporária na Holanda - , ao lado de países como China, Índia, Turquia, Somália e Iraque.
Desde 2002, as leis de imigração vêm se tornando mais e mais rígidas na Holanda, o que tem dificultado a entrada legal no país e, consequentemente, aumentado o número de imigrantes ilegais.
Um grande número de jovens na faixa de 20 a 28 anos escolhe o caminho aparentemente mais fácil de permanecer no país ilegalmente. Segundo estimativas do Consulado Geral do Brasil em Roterdão, o número de brasileiros ilegais na Holanda gira em torno de 2250.
Deportações
A estimativa oficial é tímida e, na verdade, ninguém tem como saber ao certo o número de ilegais. Mas tudo indica que está aumentando, e muito.
Em 2007, aproximadamente 80 brasileiros ilegais foram deportados da Holanda. Em 2008, foram mais de 140 – 75% a mais, segundo dados do Ministério da Justiça holandês. Embora não haja uma relação direta entre o número de deportados e o número de ilegais, tudo leva a crer que o percentual de brasileiros ilegais na Holanda esteja crescendo.
Brasileiros que vivem no país há alguns anos também percebem nas ruas e no transporte público um significante aumento do número de compatriotas circulando, principalmente, em Amsterdão e Roterdão.
Dificuldades
Viver como imigrante ilegal implica em inúmeras dificuldades, mas os que optam por esta condição têm, em geral, objetivos bem traçados.
Como as opções de trabalho como ilegal também são limitadas, a grande maioria dos brasileiros ilegais vivendo na Holanda trabalha na construção civil ou fazendo faxina.
RNW-Extracto do artigo escrito por Mariângela Guimarães

1 comentário:

  1. Brasileiros !!!

    Vejam a quantidade de holandeses de baixa cultura e educação que estão ilegeis aqui em nosso País. Nunca aprendem o nosso vernáculo.
    E o que se vê ai na Holanda é a mais absoluta falta de direitos humanos.
    Tomem vergonha na cara. Não tem PAÍS melhor do que o BRASIL!

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.